Com a morte dela, a Operação Verão no litoral paulista contabiliza 55 mortos. Testemunhas e agentes investigam caso que chocou populares na praça.
Na cidade de Santos, uma triste ocorrência marcou a noite de quarta-feira (27), quando uma mulher foi vítima de um disparo na cabeça durante uma ação policial. Edneia Fernandes, de 31 anos, foi socorrida após o incidente, porém, não resistiu e veio a falecer depois de um dia de internação. O trágico desfecho levou a um total de 55 mortes na região, durante a Operação Verão no litoral paulista.
A intervenção policial durante a noite resultou em consequências irreversíveis, causando consternação na comunidade local. A população aguarda por mais esclarecimentos sobre a abordagem policial que terminou de forma trágica, levando à morte de Edneia Fernandes. A violência e a letalidade em ações como essa são motivo de preocupação e levantam questionamentos sobre a segurança e atuação das autoridades responsáveis.
Intervenção Policial na Praça José Lamacchia
De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública) do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos), uma ação policial ocorreu enquanto policiais militares patrulhavam a região da Praça José Lamacchia, em Santos. Eles avistaram dois homens em uma moto e decidiram fazer uma abordagem policial, dando ordem de parada aos indivíduos. No entanto, os homens teriam desobedecido a ordem e ainda disparado cinco vezes contra os policiais, resultando em uma troca de tiros.
Uma tragédia se desenrolou durante essa operação policial, uma mulher de 31 anos foi atingida e socorrida por populares à UPA Zona Noroeste, sendo posteriormente transferida para a Santa Casa. Infelizmente, ela não resistiu aos ferimentos. Os suspeitos conseguiram fugir do local, mas a motocicleta em que estavam foi apreendida. O caso foi devidamente registrado na Central de Polícia Judiciária de Santos, de acordo com informações da SSP.
Investigação e Conflitos nas Intervenções Policiais
O 5º Distrito Policial de Santos está incumbido de investigar esse trágico incidente, enquanto um inquérito policial militar foi aberto pela PM paulista para esclarecer os fatos. Durante o período em que a vítima, identificada como Edneia, estava internada, seus familiares se mobilizaram em uma corrente de oração em busca de conforto.
Testemunhas que estavam presentes no momento da ação policial contestaram a versão divulgada pela secretaria, afirmando que apenas um disparo foi ouvido quando três motos da Rocam passavam pela região. Com a lamentável morte de Edneia, que deixa seis filhos, o número de mortos durante a Operação Verão atinge 55.
Novo Confronto Durante Operação Policial
Um novo incidente ocorreu na tarde de quarta-feira (27) em Guarujá, quando um homem foi morto por agentes do 6º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia). Segundo a SSP, o indivíduo foi atingido após efetuar disparos contra os policiais militares no bairro Vila Júlia.
Os agentes estavam realizando uma incursão para combater o tráfico de drogas na região, e ao se depararem com o suspeito armado, houve troca de tiros resultando na morte do homem. Durante a operação, foram apreendidas porções de cocaína e a arma utilizada pelo suspeito foi recolhida. O caso foi registrado como tentativa de homicídio, tráfico de drogas e morte em decorrência de intervenção policial na Delegacia de Guarujá.
Operação Verão e Controvérsias na Atuação Policial
A primeira fase da Operação Verão, destinada a garantir a segurança das cidades litorâneas durante a alta temporada, teve início em 18 de dezembro. No entanto, a operação ganhou novos contornos após a morte do soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo, ocorrida no dia 2 de fevereiro durante um patrulhamento em Santos.
A Ouvidoria da Polícia encaminhou 27 queixas de abusos na operação ao governo do estado, mesmo com o secretário da Segurança Pública negando qualquer excesso por parte da PM. Organizações de direitos humanos denunciaram as ações policiais no litoral à ONU devido à violência que tem assolado a região. Em meio a esses conflitos, o governador demonstrou desdém em relação às possíveis denúncias de violações apresentadas internacionalmente.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo