Acordo para taxação de empresas de varejo estrangeiras pode beneficiar empresas nacionais diante da concorrência e juros altos.
Na manhã desta quarta-feira, 29, as ações da maioria dos varejistas presentes no Ibovespa, o índice de referência da bolsa de valores do Brasil, registraram uma baixa, mesmo diante de uma notícia aparentemente positiva para o segmento.
Os estabelecimentos do ramo varejista enfrentam desafios constantes no atual cenário econômico, com a concorrência acirrada entre as diversas lojas do setor. Mesmo com as oscilações no mercado, os investidores continuam atentos às movimentações do comércio varejista em busca de oportunidades de negócio.
Varejistas Brasileiras se Beneficiam de Acordo sobre Imposto de Importação
Na noite de terça-feira, 28, o governo federal fechou um acordo com todos os partidos para taxar em 20% de imposto de importação as remessas internacionais de até US$ 50, que hoje são isentas. Esta medida tende a ser positiva para as varejistas brasileiras, que há muito vinham sofrendo com a concorrência de estrangeiras, como Shein, Shopee, Amazon e AliExpress.
No entanto, o dia começou com a queda desses papéis. A exceção é Lojas Renner, que enfrentou forte desvalorização nas últimas semanas e pode estar passando por um ajuste de preços. Mas será que somente esta medida do governo tem o poder de recuperar as perdas acumuladas desses papéis? Veja o que dizem os analistas.
Ações do Magazine Luiza (MGLU3) fecham em queda no dia do ‘grupamento’. Essas ações já vinham em queda nos últimos anos, como resultado da política de aperto monetário, que eleva os juros, aumenta o endividamento das empresas e desencoraja o consumo.
Embora o aumento de juros tenha o objetivo principal de combater a inflação, efeitos negativos na economia são esperados e as empresas mais sensíveis às taxas se tornam vítimas desse cenário. Empresas como Magazine Luiza e Lojas Renner figuram entre as ações com pior desempenho no Ibovespa.
Na abertura, este era o movimento das ações: Magazine Luiza MGLU3 caía 0,73%, Lojas Renner LREN3 avançava 0,45%, Soma SOMA3 tinha perdas de 0,90%, Marisa AMAR3 caía 0,50%. A medida de taxação de remessas internacionais pode trazer um novo cenário para as varejistas no mercado brasileiro, promovendo um ajuste nos preços e uma possível redução da concorrência estrangeira. É importante acompanhar de perto como essas mudanças afetarão o setor de comércio e estabelecimentos varejistas nos próximos meses.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo