Unhas extravagantes conquistam famosos com amostras de tinta e linhas onduladas em exposições de arte.
Quando o renomado artista de unhas-decoradas Juan Alvear iniciou suas manicures em 2016. Intencionalmente ‘bagunçadas’ e extravagantes, elas muitas vezes se estendiam pelas mãos e nós dos dedos de suas clientes, tornando-se verdadeiras obras de arte em miniatura.
As unhas de Juan Alvear se tornaram sinônimo de arte e criatividade no mundo das unhas-decoradas. Sua abordagem única e ousada conquistou seguidores fiéis e inspirou muitos a experimentarem novas técnicas e estilos. A arte de Alvear transcende as simples unhas pintadas, transformando cada manicure em uma expressão de personalidade e estilo. Suas criações são como pequenas galerias ambulantes, onde as unhas são as telas e as cores são as protagonistas.
Unhas-decoradas: Arte extravagante frequentemente extendida
Havia grandes amostras de tinta rosa Barbie, rabiscos abstratos rendividos em neons que brilham no escuro e linhas onduladas em esmalte azul profundo que lembravam um mar tempestuoso. Naquela época, Alvear era um estudante que frequentava o famoso programa de belas artes da Cooper Union na cidade de Nova York, treinando para se tornar um artista-de-unhas e escultor. Como qualquer bom aluno, a maior parte de seu tempo era gasto dentro de um estúdio que ele dividia com outros seis colegas de classe, trabalhando meticulosamente em tarefas. Pelo menos até alguém com uma garrafa de Sally Hansen da Duane Reade entrar, pronto para ser coberto com cores como ‘Beet It’ ou ‘O-Zone You Didn’t’. ‘Eu nem estava fazendo aquelas unhas-decoradas de forma séria’, Alvear disse à CNN rindo durante uma videochamada, descrevendo aquelas nail art malucas como ‘experimentos’ realizados principalmente por diversão. E em troca, ele poderia guardar o esmalte restante para usar em seus esboços e pinturas — alguns dos quais foram enviados como trabalho de classe — ao mesmo tempo em que criava conteúdo para sua página do Instagram. Foi uma vitória para todos que satisfez tanto seu senso excêntrico de capricho quanto sua arte de desafiar os limites. Os designs de Alvear são surpreendentemente surreais, atraentes e impressionantes; criações de mídia mista que misturam fantasia de contos de fadas, surrealismo distópico e uma estética distintamente dos anos 2000 por meio de formas que desafiam a gravidade e o uso de materiais surpreendentes, como pontas de metal, joias grandes e esmaltes brilhantes. Alguns dos designs exclusivos de Alvear incorporam versões hiper-realistas de esquisitices do mundo real em um conjunto de unhas — seja uma escultura de gelo de cabeça de Barbie ou uma ampulheta funcional — e transformam uma mão inteira em uma declaração. Ou, como o próprio Alvear disse, uma espécie de ‘sonho febril distorcido’ onde tudo ‘existe em excesso sem razão’. Logo, porém, essa agitação paralela nas mídias sociais rendeu a Alvear um culto de seguidores e aclamação que eclipsou seus trabalhos de pintura e escultura ‘tradicionais’. Hoje, ele é um dos manicures mais requisitados da indústria de unhas-decoradas.
Fonte: @ CNN Brasil
Comentários sobre este artigo