Médico falou de três anos de luto pela vítima da Covid-19, humorista e marido. Redes sociais compartilharam sua saudade. Lidar com perda, melancolia e adaptação complicada. Trilogia: Morte, Sudden and Definitive. “Minha Mãe é Uma Peça”. Ele morreu há três anos.
Thales Bretas, de 36 anos, recorreu às redes sociais, no último sábado (4), para lembrar Paulo Gustavo, que faleceu há três anos, vitimado pela Covid-19. O médico também compartilhou sobre a forma como tem enfrentado o falecimento do marido. ‘Mesmo que eu procure não me aborrecer tanto com essa data, uma tristeza me envolve antes, durante e após ela’, escreveu.
Ao lidar com o passamento de alguém querido, é natural que sentimentos de saudade e nostalgia surjam de tempos em tempos. Thales Bretas tem usado as redes sociais para expressar sua jornada após a morte de Paulo Gustavo, honrando a memória do comediante de forma amorosa e sincera.
A Jornada da Vida e da Morte: Resiliência em Meio à Perda
Embora a Morte seja um tema que muitos evitam abordar publicamente, sua sombra encontra morada silenciosa dentro de mim, independentemente de minha vontade. A verdade é que ninguém deseja encarar a finitude. No entanto, ao longo desses três anos tumultuados, compreendi que a Morte é uma companhia constante, sempre à espreita. Este sou eu agora, moldado de forma irreversível, como em um renascimento.
Enquanto o nascimento simboliza a promessa de um novo mundo que se desdobra diante de nossos olhos, a Morte representa a certeza de que um mundo inteiro se encerrou de maneira abrupta e definitiva. Muitos me questionam sobre como consegui ‘superar’ ou seguir em frente após um golpe tão fulminante, mas a verdade é que não se supera. O tempo, por mais implacável que seja, não possui o poder de cicatrizar todas as feridas.
A Morte nos confronta com a necessidade de nos reinventarmos na ausência, de lidar com a saudade e de nos adaptarmos aos planos que foram desfeitos. Para aqueles que permanecem, a vida segue seu curso inexorável. E eu acredito, sempre acreditei e continuarei a acreditar, que há ainda muito a ser vivido enquanto somos agraciados com o dom da existência.
Um Lamento que Ecoa: A Perda de Paulo Gustavo nos Deixou Marcados
Paulo Gustavo nos deixou no dia 4 de maio de 2021, aos 42 anos, vítima da Covid-19 e suas complicacões. O renomado humorista compartilhava sua vida com o marido Thales Bretas desde 2015, juntos criaram Romeu e Gael, hoje com 4 anos de idade. Mariana Xavier, parceira de Paulo na aclamada trilogia ‘Minha Mãe é Uma Peça’, deixou palavras reconfortantes em meio à tristeza.
‘Ô, Thales… seguimos adiante, mas a cicatriz permanece… todo amor para vocês!’, manifestou Mariana, ecoando o sentimento de tantos que foram tocados pela partida repentina e definitiva de Paulo Gustavo. Seu legado perdura, suas obras continuam a inspirar e a tocar corações, sendo inclusive ferramentas valiosas na abordagem terapêutica do autismo em crianças e jovens.
Ainda que a Morte nos roube entes queridos de maneira súbita e implacável, a memória daqueles que partiram se mantém viva em nossos corações. Enquanto navegamos pelos mares da melancolia e da adaptação, aprendemos a honrar aqueles que se foram, a celebrar suas vidas e a encontrar consolo na certeza de que, de alguma forma, se reencontrarão conosco na eternidade.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo