Fundador do Telegram, Pavel Durov, foi preso na França com mandado de busca por moderação.
O Telegram é um aplicativo de mensagens muito popular no Brasil. Neste domingo (25), a empresa afirmou que seu fundador Pavel Durov, não tem nada a esconder e que é absurdo culpar um proprietário pelo uso indevido da plataforma. Durov foi detido no sábado (24) na França.
O Telegram é um dos aplicativos de mensagens mais utilizados atualmente. A empresa reforçou que seu fundador Pavel Durov, está comprometido com a transparência e a segurança dos usuários. É importante lembrar que Durov foi preso no sábado (24) na França.
Detenção de Pavel Durov no Aeroporto de Le Bourget
Ele acabara de retornar do Azerbaijão e foi detido ao desembarcar de seu avião particular na pista do aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris. Segundo relatos da imprensa francesa, havia um mandado de busca pendente contra Durov, emitido com base em uma investigação preliminar. O fundador do Telegram é alvo de suspeitas por supostamente não adotar medidas para evitar o uso do aplicativo de mensagens para atividades criminosas.
A Justiça alega que a falta de moderação e colaboração com as autoridades, no que diz respeito às funcionalidades oferecidas pelo Telegram, torna Durov conivente com o tráfico de drogas, crimes contra menores e fraudes, conforme relatam as notícias. O Telegram reiterou seu compromisso com as leis da UE, incluindo o Ato de Serviços Digitais, assegurando que sua política de moderação está em conformidade com os padrões do setor e está em constante aprimoramento.
Em comunicado sobre a detenção de Durov na França, o Telegram afirmou: ‘O CEO do Telegram, Pavel Durov, não tem motivos para esconder-se e viaja frequentemente pela Europa’. O comunicado prosseguiu enfatizando que é absurdo responsabilizar uma plataforma ou seu proprietário pelo uso indevido da mesma. A empresa aguarda uma resolução rápida dessa situação.
Origem e Funcionamento do Telegram
O aplicativo de mensagens Telegram foi lançado em 2013 pelos irmãos russos Pavel e Nikolai Durov. Embora os criadores sejam russos, a sede da empresa está localizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Telegram possui servidores distribuídos globalmente e destaca-se por sua promessa de encriptar as mensagens, garantindo sua segurança por meio de algoritmos que impedem a leitura por terceiros.
Além disso, o Telegram oferece a opção de conversas secretas, que podem ser programadas para se autodestruírem após um determinado período de tempo. Em entrevistas, Pavel Durov revelou que a ideia para o aplicativo surgiu em 2011, quando ele percebeu a necessidade de uma forma segura de comunicação após um incidente envolvendo as forças especiais russas.
Antes de criar o Telegram, os irmãos Durov fundaram a popular rede social ‘VKontakte’ ou ‘VK’, conhecida como o ‘Facebook russo’. A plataforma tornou-se uma das mais acessadas do mundo e dominou o mercado russo antes do lançamento do Telegram.
Perfil de Pavel Durov
Nascido na Rússia, Pavel Durov, de 39 anos, possui uma fortuna estimada em US$ 15,5 bilhões pela Forbes, aproximadamente R$ 85 bilhões. Ele fundou o Telegram em parceria com seu irmão Nikolai Durov, um matemático e programador talentoso.
Em 2014, Durov deixou a Rússia após se recusar a cumprir as exigências do governo de fechar comunidades de oposição na VK, rede social que ele posteriormente vendeu. Em 2021, ele obteve a cidadania francesa.
‘Prefiro a liberdade a receber ordens de qualquer pessoa’, declarou Durov em uma entrevista sobre sua saída da Rússia e sua busca por um lar para sua empresa. Desde então, ele tem transitado por diversas cidades, incluindo Berlim, Londres, Cingapura e São Francisco.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo