Na quarta-feira, o BoJ anuncia sua taxa, com expectativa de elevação do juro. Copom focado na Selic e fatores macroeconômicos.
Essa semana, o mercado financeiro está atento às importantes decisões de juros que serão tomadas pelos comitês de política monetária do Brasil e dos Estados Unidos, conhecida como ‘superquarta’.
Além das decisões de juros, os investidores também estão de olho nas possíveis decisões monetárias que serão anunciadas durante essa semana crucial para os mercados globais.
Decisões de Juros: Copom Inicia Discussão sobre Inflação
No Brasil, na terça-feira (30), tem início a discussão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central acerca da situação inflacionária no país e da relevância da atual magnitude da Selic, a taxa básica de juros, fixada em 10,5% ao ano, para conter o avanço dos preços. A expectativa é que as decisões monetárias sejam focadas na estabilidade econômica, levando em consideração os fatores macroeconômicos em jogo.
Expectativa de Manutenção das Taxas: Copom e Fomc em Destaque
Na quarta-feira (31), os membros do Copom encerram a reunião e tornam público o comunicado com a decisão acerca da Selic e os fatores macroeconômicos que embasaram tal escolha. Simultaneamente, o Federal Open Market Committee (Fomc) do Federal Reserve (Fed, o BC americano) também se reúne para debater a conjuntura econômica do país e a eficácia da taxa de juros na contenção da inflação. As expectativas do mercado apontam para a manutenção das atuais taxas tanto no Copom quanto no Fomc.
Decisões de Juros: Banco do Japão e a Antecipação do Mercado
No mesmo dia, o Banco do Japão (BoJ) anuncia sua decisão sobre juros, gerando uma grande expectativa entre os agentes de mercado quanto a um possível aumento na taxa, que atualmente oscila entre zero e 0,1%. A atenção dos investidores se volta para a magnitude das decisões monetárias a serem tomadas e seu impacto nos mercados globais. A análise dos fatores macroeconômicos é crucial para compreender as direções que as políticas monetárias podem seguir.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo