Richard Ríos, meio-campista do Palmeiras, destaque da seleção colombiana na Copa América, tem relação com o Brasil desde cedo como olheiro no campeonato disputado no Rio de Janeiro.
Ríos, Richard é um dos jogadores em evidência da Colômbia que está competindo na Copa América e se prepara para enfrentar Panamá nas quartas de final do torneio, marcado para este sábado (6), às 19h (horário de Brasília).
No segundo parágrafo, a atenção está voltada para a habilidade de Ríos em campo, que tem se destacado ao longo da competição, contribuindo de forma significativa para o desempenho da Colômbia. Sua presença em campo é fundamental para a equipe, que conta com a sua experiência e técnica para conquistar a vitória. meio-campista
Ríos, Richard;: A trajetória do meio-campista do Palmeiras
Mas é com o Brasil que o meio-campista do Palmeiras, Ríos, tem uma relação desde muito cedo. Totalmente dedicado ao futsal até os 18 anos, Ríos ganhou destaque em um campeonato disputado no Rio de Janeiro em 2018, a ponto de chamar atenção de um olheiro que o levou para o Flamengo – mas para o futebol de campo e não as quadras. Apesar da mudança drástica, o colombiano aceitou o desafio que mudou a sua vida. Aprovado nos testes no time carioca, começou o processo de readaptação ao futebol de campo e ’emplacou’ na base rubro-negra. Fez parte da geração vitoriosa que conquistou o Brasileirão de 2019 na categoria sub-20. Inclusive, diversos jogadores que faziam parte do time com Richard fizeram sucesso. Exemplos como o goleiro Hugo Souza e o lateral Matheuzinho, que atualmente defendem o Corinthians, o zagueiro Natan, do Napoli, e também o volante João Gomes, da seleção brasileira e do Wolverhampton. Otávio, do Porto, Lázaro, companheiro de Richard no Palmeiras, e Rodrigo Muniz, do Fulham, também integravam o plantel daquela geração.
Mas Richard demorou a ganhar protagonismo. Promovido ao time profissional do Flamengo por conta de uma emergência causada por um surto de COVID-19, no Brasileirão de 2020, fez sua estreia contra o Palmeiras, seu atual clube. Mas as oportunidades pouco apareceram, o que forçou sua volta para a base. Já sem idade de juniores, Richard, então, foi emprestado ao Mazatlán, do México, em 2021, onde sofreu uma grave lesão no joelho. Sem contrato com o Flamengo, retornou para o Brasil para vestir a camisa do Guarani. Um passo atrás que se tornou vários à frente pouco tempo depois. Destaque do Paulistão de 2023, foi contratado pelo Palmeiras e se tornou uma das peças mais importantes do meio-campo do time de Abel Ferreira. As boas atuações renderam convocação para a seleção da Colômbia.
E Richard seguiu progredindo. Foi titular e um dos destaques da partida contra o Brasil. O empate em 1 a 1 garantiu ao time colombiano a classificação em primeiro na chave e a chance de pegar um adversário teoricamente mais tranquilo nas quartas, o Panamá. Por outro lado, a seleção canarinho terá pela frente o Uruguai. Resta saber quem vai avançar para a semifinal e se Richard voltará a ter o Brasil pelo caminho. Pelo menos, até o momento, o país tem sido a verdadeira ‘casa’ do jogador, que fala um português perfeito e em campo demonstra um futebol de gente grande. Ríos; tem mostrado que sua jornada no futebol é repleta de desafios e superações, consolidando-se como uma promessa em ascensão no cenário esportivo.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo