A maioria dos pacientes se recupera em alguns dias da Covid-19, mas a intensidade dos sintomas e comorbidades podem influenciar a duração da fase crônica.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, e pode se manifestar de diferentes formas, desde sintomas mais brandos até casos mais graves que necessitam de internação hospitalar.
Em casos de infecção por dengue, é importante estar atento aos sinais de alerta, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e sangramento de mucosas, que podem indicar a necessidade de cuidados médicos urgentes.
Dengue: Variação dos Sintomas e da sua Duração
No entanto, a extensão da infecção pode variar de uma pessoa para outra, dos cuidados que ela adota durante a dengue e, é claro, da intensidade e gravidade dos sintomas. Geralmente, os primeiros sinais de dengue incluem febre alta, de início repentino, dor de cabeça, dor muscular e/ou nas articulações, dor atrás dos olhos e fadiga.
Os Sinais de Alarme da Dengue e a Gravidade dos Sintomas
Essa é a chamada fase aguda da doença e geralmente dura até 7 dias, conforme Rodrigo Farnetan, infectologista e coordenador da Clínica de Infectologia da Rede Mater Dei de Saúde. A dengue tem maior gravidade em crianças de até 5 anos, como aponta uma pesquisa da UFMG sobre tratamento de casos graves dessa infecção.
No entanto, é após esse período inicial que os sinais de alarme podem aparecer e indicar uma piora no quadro.
Complicações da Dengue e os Sintomas Graves
Entre os sintomas mais graves da dengue, estão a dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos em cavidades corporais, queda na pressão arterial (hipotensão), aumento do tamanho do fígado (hepatomegalia), sangramento da mucosa e surgimento de manchas vermelhas na pele. Em casos mais severos, o tempo de recuperação pode variar de um paciente para outro, como destaca Silvana Barros, infectologista e Chefe do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção da Rede Mater Dei de Saúde.
Sintomas Crônicos e Fase Pós-Dengue
Nas formas mais graves e menos comuns da dengue, o paciente pode precisar de internação hospitalar e o tempo de recuperação será variável, dependendo da presença de comorbidades e da resposta ao tratamento. Alguns pacientes podem experimentar sintomas crônicos após a infecção aguda, semelhante à Covid longa, evidenciando a fase crônica da dengue, que se manifesta principalmente com cansaço, fraqueza muscular e fadiga.
Essa fase pode durar até 90 dias, com altos e baixos no quadro clínico, mas com uma tendência progressiva de melhora ao longo do tempo.
O Tratamento da Dengue e os Cuidados Necessários
Atualmente não há um tratamento específico para a dengue, mas alguns cuidados são fundamentais para acelerar a recuperação e aliviar os sintomas. Dentre as recomendações do Ministério da Saúde estão o repouso, a ingestão de líquidos, a evitar a automedicação e o retorno para reavaliação clínica conforme a orientação médica.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo