Rede Rieh, 2º estado, parte da Rede de Inovação Híbrida. Complexo multimídia, estrategias pedagógicas. Seduc/TO estudiosos, discuros Alves Oliveira, Ibsen Bittencourt. Pilares Rieh: transformação educação, significativas aprendizagens, DCT de Tocantins (Curricular Document).
O Ministério da Educação (MEC) marcou presença na abertura do segundo Centro de Inovação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), na última quinta-feira, 16 de maio, em Palmas (TO). O novo Núcleo faz parte de um complexo multimídia, onde também está localizado o primeiro, em outubro de 2023.
O evento contou com a presença de representantes do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, reforçando a importância da colaboração entre os Núcleos de Inovação. A expansão do Centro de Inovação demonstra o compromisso com o avanço da educação híbrida no país, promovendo a troca de conhecimento e experiências entre os profissionais da área.
Núcleo de Inovação: Estratégias Pedagógicas e Tecnológicas para a Educação Híbrida
Ambas as instalações, o Centro de Inovação e o Centro de Desenvolvimento, são dedicadas a auxiliar nas estratégias pedagógicas destinadas à educação híbrida e estão equipadas com tecnologias subsidiadas pelo MEC. Localizado junto à Secretaria de Estado de Educação do Tocantins (Seduc/TO), ao lado da Superintendência de Educação Básica do estado, o Complexo Tecnológico é um marco na transformação da educação.
Participaram da cerimônia de inauguração representantes do MEC, incluindo a coordenadora-geral de Ensino Médio, Valdirene Alves de Oliveira, e o coordenador nacional da Rieh, Ibsen Bittencourt, em nome também do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (Nees/Ufal). Gestores e servidores da Seduc/TO também marcaram presença no evento.
Em seu discurso, a coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, enfatizou que o Núcleo de Inovação é essencial para oferecer as condições técnicas, políticas e pedagógicas que impactam diretamente na formação dos estudantes. O Centro de Inovação proporciona um suporte tecnológico e pedagógico que favorece a integração entre as escolas e os estudantes, promovendo aprendizagens significativas.
Por sua vez, o coordenador nacional da Rieh da Ufal, Ibsen Bittencourt, destacou os pilares da Rede de Inovação, ressaltando a importância da tecnologia como suporte para a aprendizagem. Ele mencionou a meta de monitorar indicadores que contribuirão para a melhoria contínua dos serviços educacionais.
Segundo a Seduc/TO, os Centros de Inovação já inaugurados têm como objetivo atender a 240 escolas estaduais de ensino médio, beneficiando 6.238 estudantes. Isso fortalecerá as aprendizagens expressas no Documento Curricular do Tocantins (DCT) e contribuirá para a transformação da educação no estado.
A assessora de Gabinete da Seduc/TO, Markes Cristiana Oliveira, destacou a relevância do Núcleo de Inovação como um marco na política pública de melhoria da aprendizagem. Com foco na inovação e na recomposição das aprendizagens, o Governo do Estado busca promover a transformação educacional em todo o território do Tocantins.
O Centro de Desenvolvimento, integrado ao Núcleo de Inovação, fortalecerá as ações dos programas de Recomposição das Aprendizagens e a Jornada Ampliada, atendendo também os estudantes do ensino médio e da educação de jovens e adultos para pessoas privadas de liberdade (EJA/PPL). Os estudantes terão acesso a aulas híbridas com encontros síncronos e assíncronos, incluindo aulas de reforço de língua portuguesa e matemática.
Após a cerimônia de inauguração, foi realizada a aula inaugural do Núcleo de Inovação do Tocantins, marcando o início de uma nova fase de transformação e inovação na educação do estado.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo