G1 organiza expedição literária pelo Brasil com missão de escolher sucessos de Machado de Assis para classificação geral.
A ‘responsabilidade’ deste artigo (sim, ‘responsabilidade’, porque certamente vocês discordarão de parte do texto e criticarão o g1) é do escritor brasileiro Marcos Silva, que se tornou viral no Instagram ao se apaixonar por Clarice Lispector e o livro ‘A Hora da Estrela’. ‘Estou completamente envolvido com essa obra’, afirmou ele em uma postagem recente.
Para muitos, a leitura de um bom livro é uma experiência transformadora, capaz de nos transportar para universos paralelos. A cada página virada, mergulhamos mais fundo na obra e nos conectamos de forma única com os personagens e suas histórias. A magia dos livros é infinita e nos permite explorar diferentes realidades sem sair do lugar.
Explorando a Literatura Brasileira por Estado
Courtney mergulhou nesse clássico da literatura brasileira durante um desafio pessoal: ler um livro de cada país do mundo. Surgiu, então, a ideia de adaptar o mesmo desafio para o Brasil – qual obra seria a mais adequada para representar cada estado? Quatro professores de literatura encararam a dura missão de escolher seus favoritos, enfrentando dilemas como a escolha entre Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa em Minas Gerais. No Rio de Janeiro, a questão era: qual dos tantos sucessos de Machado de Assis seria o maior de todos?
Além das questões de ‘RG’, surgiram curiosidades interessantes: Clarice Lispector, cidadã pernambucana, nasceu na Ucrânia; Carolina Maria de Jesus retratou a favela do Canindé, em São Paulo, apesar de ter nascido em Minas Gerais. Na classificação geral, a prioridade foi dada aos escritores em sua terra-natal.
Vamos aos resultados. Quem sabe você não se anima a embarcar em uma expedição literária pelo país? Veja o mapa abaixo e confira a sinopse de cada uma das obras mencionadas:
Norte do Brasil
Acre
Obra: ‘O Seringal’ (1972)
Autor: Miguel Jeronymo Ferrante
Enredo: Descreve o ciclo da borracha e as condições de trabalho dos seringueiros.
Outra sugestão: José Potyguara, nascido no Ceará, mudou-se para o Acre após a faculdade e escreveu sobre o estado, como em ‘Terra Caída’ (1986), que narra a chegada de famílias nordestinas aos seringais.
Amazonas
Obra: ‘Relato de um certo Oriente’ (1989)
Autor: Milton Hatoum
Enredo: Explora a identidade cultural amazonense e combina memórias familiares com a paisagem local. Inspirou um filme homônimo lançado em 2024.
Outras sugestões: ‘Dois Irmãos’, premiado em 2001.
Amapá
Obra: ‘Poemas do Homem do Cais’ (1950-1982)
Autor: Alcy Araújo
Enredo: Seleção de 40 poemas em homenagem ao poeta paraense Alcy Araújo.
Pará
Obra: ‘Sumidouro’ (1977)
Autora: Olga Savary
Enredo: Reúne poemas sobre o ser poeta e os universos de criação do artista. Venceu o Prêmio de Poesia 1977 pela APCA.
Outra sugestão: ‘Contos Amazônicos’, de Inglês de Sousa.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo