A vistoria dos responsáveis da Fifa no gramado do Allianz Parque para a semifinal do Campeonato Paulista incluiu testes com cortiça e termoplástico.
O Allianz Parque teve seu gramado vistoriado por inspetores da Fifa nesta quarta-feira. A inspeção teve início durante a tarde e foi concluída no período noturno, conforme informações obtidas pela Gazeta Esportiva. O clube aguarda agora a avaliação da Fifa, que irá examinar o relatório dos testes realizados. Tudo indica que o gramado será liberado para os próximos jogos. O estádio está sem partidas do Palmeiras há dois meses.
O campo do Allianz Parque foi minuciosamente analisado durante a visita dos responsáveis da Fifa. A avaliação técnica começou no final da tarde e se estendeu até a noite, como noticiado pela Gazeta Esportiva. A expectativa é que o gramado receba o aval positivo da Fifa, que está revisando os resultados dos testes. A manutenção do campo tem sido prioridade, já que o estádio não recebe jogos do Palmeiras há dois meses.
Reforma do gramado da Arena Barueri
Nesse período, foi realizada uma grande reforma no campo da Arena Barueri que consistiu em remover o antigo termoplástico e substituir por cortiça. O primeiro composto causou sérios problemas às condições do gramado devido ao derretimento provocado pelas altas temperaturas e poluição da cidade de São Paulo. A grama, por sua vez, é a mesma que foi instalada há quatro anos e precisava de uma renovação urgente.
Impacto da cortiça no campo
Com a nova cortiça, o campo de futebol está mais semelhante à grama natural e com uma temperatura mais baixa, uma vez que a cortiça funciona como isolante térmico. Para que o gramado sintético seja liberado para jogos da Conmebol Libertadores, é preciso seguir as normas e aprovação dos responsáveis da Fifa. Após a conclusão da reforma, a Federação Paulista de Futebol realizou uma vistoria e aprovou o gramado para receber o duelo da semifinal do Campeonato Paulista.
O retorno do Palmeiras à Arena Barueri
Nesta quinta-feira, o Palmeiras reencontrará a Arena Barueri para enfrentar o Novorizontino. O jogo está marcado para as 21h35 (de Brasília) e será a primeira partida do Verdão em seu estádio após dois meses. A última vez que a equipe jogou em casa foi no dia 28 de janeiro, quando derrotou o Santos por 2 a 1.
Preparativos para a Libertadores
Desde então, o Allianz Parque foi interditado para a troca e reforma do gramado sintético, fazendo com que o clube atuasse na Arena Barueri durante esse período. O Palmeiras se prepara para fazer seu primeiro jogo pela Libertadores em seu estádio no dia 11 de abril, enfrentando o Liverpool (URU) pela segunda rodada da fase de grupos da competição.
Fonte: @ Gazeta Esportiva
Comentários sobre este artigo