© 2024: Comitê Olímpico Internacional, Smartphone da marca. Desenvolvimento de armas nucleares. Resolução do Conselho de Segurança. Veículo de comunicação financiado.
Os jogos de Paris são um dos eventos mais aguardados pelos fãs de esportes em todo o mundo. No entanto, os atletas olímpicos da Coreia do Norte estão chamando a atenção por não receberem smartphones da Samsung, ao contrário dos demais participantes.
O Ministério das Relações Exteriores está acompanhando de perto a situação dos atletas presentes nos Jogos de Paris. A decisão do Comitê Olímpico Internacional de não presentear os atletas norte-coreanos com smartphones da Samsung tem gerado polêmica e discussões entre os participantes.
Jogos Olímpicos de Paris: Samsung distribui edição especial do Galaxy Z Flip 6 para atletas presentes
Patrocinadora oficial dos Jogos, a Samsung Electronics anunciou a distribuição de uma edição especial do aparelho Galaxy Z Flip 6 a ‘cerca de 17 mil atletas’ presentes em Paris. No entanto, surgiu uma polêmica envolvendo os atletas norte-coreanos, que não receberam o smartphone da marca, de acordo com informações do Comitê Olímpico Internacional.
O Ministério das Relações Exteriores sul-coreano destacou que a resolução do Conselho de Segurança da ONU proíbe ‘o fornecimento direto e indireto, a venda ou a transferência à Coreia do Norte de qualquer maquinaria industrial’, incluindo smartphones. Essa questão veio à tona após a Radio Free Asia, veículo de comunicação financiado pelos Estados Unidos, relatar que os atletas norte-coreanos haviam sido contemplados com os dispositivos.
O Galaxy Z Flip 6 já havia ganhado destaque na primeira semana dos Jogos, quando uma foto dos jogadores de tênis de mesa sul-coreanos e norte-coreanos viralizou nas redes sociais. O sul-coreano Lim Jong-hoon, medalhista de bronze nas duplas mistas, foi visto segurando o smartphone para registrar uma selfie com os colegas de pódio, incluindo os atletas chineses e norte-coreanos.
A situação entre as Coreias do Sul e do Norte permanece sensível, uma vez que tecnicamente ainda estão em guerra desde o conflito que ocorreu entre 1950 e 1953. O armistício foi estabelecido, mas um tratado de paz nunca foi assinado, mantendo a região em constante tensão. A distribuição dos smartphones pela Samsung durante os Jogos Olímpicos de Paris trouxe à tona questões políticas e diplomáticas que envolvem os atletas presentes no evento.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo