Autor Paul Auster, de Trilogia de Nova Iorque (34 livros), morreu devido a complicações de câncer de pulmão. Suas obras-primas de ficção pós-moderna, constantes em auto-referência e uso de coincidência, incluem Trilogia de Nova Iorque. Narradores raramente confiáveis. Obra: “De Nova Iorque”, trilogia, obras-primas.
Paul Auster, autor de 34 livros, inclusive as obras-primas Trilogia de Nova Iorque, Leviatã e 4 3 2 1, faleceu aos 77 anos, nessa terça-feira (30/4). Relatos iniciais indicam que ele teve complicações no câncer de pulmão que enfrentava. Auster tinha uma escrita única e impactante, que cativou leitores ao redor do mundo com suas tramas envolventes e personagens complexos.
No universo literário, a morte do renomado escritor Paul Auster deixou um vazio imensurável, pois sua contribuição para a cultura contemporânea foi excepcional. Seu legado perdurará por gerações, inspirando novos talentos a explorarem as fronteiras da criatividade. Paul Auster, com sua genialidade, eternizou-se como um dos grandes nomes da literatura mundial.
Paul Auster: legado de um escritor norte-americano
Paul Auster, conhecido por sua trilogia de Nova Iorque e suas obras-primas da ficção pós-modernista, deixou um impacto constante no mundo literário. Seus narradores raramente confiáveis e o uso frequente da coincidência são marcas registradas de sua escrita única. Auster, autor de 34 livros, era mais lido na Europa do que em seu país de origem.
A ficção de Paul Auster era tão repleta de auto-referência que muitos o consideravam um mestre da metanarrativa. Sua habilidade em tecer coincidências na trama era admirada por seus leitores, que se viam imersos em um universo de eventos interligados de maneira complexa e intrigante.
Morre o renomado escritor norte-americano Paul Auster
Em março de 2023, o mundo literário ficou em luto com a notícia da morte de Paul Auster. O escritor, conhecido por suas histórias envolventes e seu estilo narrativo inconfundível, deixou para trás um legado de obras que desafiaram as convenções tradicionais da escrita.
Auster, nascido em 1947 em Newark, Nova Jersey, estudou na Universidade de Columbia antes de embarcar em uma carreira literária que o levaria a Paris e de volta aos Estados Unidos. Sua parceria com a escritora Lydia Davis e seu posterior casamento com Siri Hustvedt foram fontes de inspiração e desafios pessoais que moldaram sua trajetória criativa.
A perda de seu filho Daniel para a overdose de drogas e a batalha contra o câncer, revelada por sua esposa Hustvedt, trouxeram uma dimensão de tragédia à vida do autor. No entanto, sua dedicação à escrita permaneceu constante, culminando no lançamento de seu último romance, ‘Baumgartner’.
O legado de Paul Auster
Paul Auster deixou para trás um corpo de trabalho que ecoará através das gerações, lembrando os leitores de sua habilidade única de explorar as complexidades da condição humana. Sua influência como escritor norte-americano e sua contribuição para o cenário literário mundial são indiscutíveis.
Seus personagens intrigantes, tramas intricadas e o uso magistral da coincidência em suas obras continuarão a inspirar e provocar reflexões. Enquanto o mundo lamenta a perda de um dos grandes mestres da escrita contemporânea, o legado de Paul Auster permanece vivo em suas páginas imortais.
Fonte: @ Metropoles
Comentários sobre este artigo