Possibilidade de cortes de juros este ano diminui com dados econômicos fortes e inflação estagnada. Expectativas de mercado mudam com salários em expansão e setor de defesa em alta.
As bolsas da Ásia fecharam em baixa nesta sessão, com investidores reagindo às declarações menos otimistas de representantes do Federal Reserve (Fed) em relação aos possíveis cortes de juros. A cautela em relação ao cenário econômico global também contribuiu para a queda nos mercados acionários da região.
Os investidores nos mercados asiáticos estão atentos às movimentações do Fed e a outros indicadores econômicos que possam impactar as decisões de política monetária. A volatilidade pode aumentar nos próximos dias, refletindo a incerteza em torno dos próximos passos do banco central americano e seu impacto nas bolsas da Ásia.
Bolsas da Ásia: Mercados asiáticos reagem às expectativas de cortes nos juros
Ontem, o presidente da distrital de Mineápolis do Fed, Neel Kashkari, levantou a possibilidade da autarquia sequer cortar os juros neste ano caso a inflação estagne em um contexto de economia e mercado de trabalho fortes nos Estados Unidos.
Em Tóquio, o índice Nikkei caiu 2,0%, para 38.992,08 pontos, arrastado por quedas nas ações de corretoras e de ações relacionadas à chips.
A Tokyo Electron Ltd. perdeu 5,6% e o Daiwa Securities Group caiu 3,2%. Na semana, o índice perdeu 3,41%.
Além do Fed, também pesaram no humor os comentários do presidente do Banco do japão (BoJ, na sigla em inglês), Kazuo Ueda, que afirmou que há a possibilidade de mais altas de juros entre o verão e o outono do Hemisfério Norte caso a inflação japonesa caminhe para se estabilizar na meta de 2% e os salários continuem em expansão, informou o jornal ‘The Asahi Shimbun’.
A volatilidade nos mercados asiáticos, principalmente em torno das expectativas de cortes nos juros, refletiram diretamente nos índices. Desta maneira, o índice Nikkei sofreu uma queda de 2,0%, enquanto o Kospi, da bolsa de Seul, caiu 1,0%. As ações do setor de defesa e de fabricantes de baterias foram impactadas, evidenciando a sensibilidade do mercado às mudanças nas políticas monetárias.
Mercados asiáticos: Índice Nikkei afetado por rumor sobre altas de juros
Já o índice Kospi, da bolsa de Seul, caiu 1,0% para fechar em 2.714,21 pontos, arrastado por ações do setor de defesa e de fabricantes de baterias. O índice perdeu 1,2% na semana.
A Samsung Electronics, peso pesado do índice, fechou em queda de 0,9%, enquanto a empresa de defesa Hanwha Aerospace caiu 10%.
Na Índia, o índice Sensex ficou praticamente estável, com alta de 0,03%, a 74.248,22 pontos. O dia foi marcado por perdas em ações de siderúrgicas e empresas de tecnologia. A JSW Steel caiu 1,3% e a Tech Mahindra caiu 1,1%, enquanto a Aavas Financiers subiu 6,2%.
Segundo analistas, as recentes especulações sobre altas de juros no Japão influenciaram diretamente a queda no índice Nikkei, demonstrando a interligação dos mercados asiáticos e a sensibilidade dos investidores a essas questões.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo