Empresa centenária busca recursos no mercado para novos modelos de negócios digitais e projetos residenciais, frente à virada do landbank.
Estabelecida em 1890, a Companhia Melhoramentos (MSPA3) está demonstrando que está prestes a alcançar um marco significativo em sua trajetória. Após retornar à lucratividade em 2022 e 2023, a organização tem ampliado suas atividades com a implementação de novas estratégias de negócios, buscando sempre a inovação e o crescimento sustentável.
Com a visão voltada para o futuro, a Companhia Melhoramentos (MSPA3) continua a investir em novas oportunidades de mercado e aprimorar sua atuação, consolidando sua posição como uma referência no setor. A busca constante por excelência e a capacidade de se adaptar às mudanças do cenário econômico são fatores-chave para o sucesso da empresa, que se destaca pela sua resiliência e compromisso com a qualidade.
Melhoramentos na Companhia Melhoramentos (MSPA3)
Dentre os novos modelos de negócios da Companhia Melhoramentos, destacam-se uma frente digital, que abrange as marcas Literama e ImaginaMundo; e a utilização de seu valioso landbank para empreendimentos imobiliários sob a bandeira própria Altea. A empresa, reconhecida por sua tradição na fabricação de papel e celulose, identificou oportunidades de negócios em sua extensa área florestal, que ultrapassa 152,5 milhões de metros quadrados.
Os terrenos estrategicamente localizados entre São Paulo e Minas Gerais são vistos pela Melhoramentos como potenciais para o desenvolvimento de galpões logísticos, projetos residenciais e turismo ecológico, mantendo mais de 70 milhões de metros quadrados de floresta nativa preservados. A empresa tem em vista a criação de novos empreendimentos que visam a sustentabilidade e o crescimento econômico.
Desde a implementação dessas iniciativas em 2022, a Melhoramentos lançou um projeto residencial em parceria com o Swiss Park, em uma área total de 3 milhões de metros quadrados, e dois galpões logísticos com investimento superior a R$ 1,3 bilhão, localizados em Caieiras, na Grande São Paulo. Além disso, há planos para aprovação de mais cinco projetos residenciais semelhantes.
Rafael Gibini, CEO da Melhoramentos, destaca a importância de alianças estratégicas com empresas do setor imobiliário, onde a companhia contribui com sua expertise em terras. A empresa busca parcerias que possam potencializar seus empreendimentos e investimentos em conjunto.
Um dos principais focos de expansão da Melhoramentos está no município de Camanducaia, em Minas Gerais, onde detém uma área de 113 milhões de metros quadrados. Além de projetos residenciais, a empresa planeja desenvolver um novo polo turístico na região, especialmente em Monte Verde, visando a promoção do turismo e preservação ambiental.
No ramo editorial, a Companhia Melhoramentos também está passando por transformações. Com a ampliação de seu portfólio para incluir projetos literários digitais, como a Literama em parceria com a editora FTD, e a ImaginaMundo, a empresa busca se posicionar como uma edutech, combinando produtos físicos e digitais para oferecer uma experiência educacional inovadora e diversificada. Essas iniciativas representam uma virada significativa nos negócios da Melhoramentos, abrindo novas oportunidades e possibilidades de crescimento no mercado.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo