Evento de lançamento do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental na comunidade lusófona, com cerimônia e parcerias, no dia 8 de abril.
O 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa (EA Lusófono) está agendado para ocorrer em Manaus (AM) entre os dias 21 e 25 de julho de 2025. O Ministério da Educação (MEC) marcará presença no evento de lançamento que acontecerá na próxima segunda-feira, 8 de abril.
No segundo parágrafo, além do congresso, destaca-se a importância de participar de eventos acadêmicos como simpósios, conferências e congressos para promover o diálogo e compartilhar conhecimento sobre temas relevantes na área educacional. A presença do MEC no lançamento do 8º Congresso Internacional de Educação Ambiental demonstra o comprometimento do órgão com a promoção da Educação Ambiental.
Congresso Internacional de Educação Ambiental
A iniciativa é realizada anualmente desde 2007 e reúne representantes dos governos e da sociedade civil em torno do debate sobre a educação ambiental. Essa é a segunda vez que o Brasil recebe o evento, cujo tema nesta edição será ‘Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver’.
O objetivo é fomentar o amplo diálogo e o compromisso na cooperação entre os países que fazem parte da comunidade lusófona. A cerimônia de lançamento terá início às 9h30 (horário de Brasília) e contará com transmissão ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.
Parcerias internacionais em destaque no evento
Estarão presentes, entre outras autoridades, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a coordenadora-geral da Coordenação-Geral de Educação Ambiental para Diversidade e Sustentabilidade, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), Rita Silvana dos Santos.
Está previsto, para a solenidade, o momento de anúncio oficial da realização do 8º Congresso EA Lusófono, de apresentação do site do evento e de aprofundamento dos diálogos e das parcerias para a consecução das etapas preparatórias ao congresso. Além disso, a iniciativa terá a exposição de painéis bordados pela artista plástica Marilu Dumont.
Cooperação e diálogo na comunidade lusófona
O evento, que conta com as parcerias da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Aspea), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio da Universidade Federal do Paraná (CEAPP/UFPR), Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Prociamb), Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea), além do patrocínio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), promoverá discussões importantes para a comunidade lusófona.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informação da Secadi
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo