Lou Conter, oficial de inteligência, estava no USS Arizona afundado durante o ataque à base naval. Isso levou os EUA a entrar na Segunda Guerra Mundial.
Lou Conter, o veterano remanescente do USS Arizona, navio que foi afundado após o ataque surpresa dos japoneses à base naval de Pearl Harbor, nos Estados Unidos, nos deixou aos 102 anos nesta segunda-feira (1º), conforme anunciado pela organização de assistência aos combatentes do bombardeio.
O falecimento de Lou Conter, um dos poucos sobreviventes do icônico navio USS Arizona, é uma perda irreparável para a história e para aqueles que lutam para manter viva a memória das vítimas daquele dia fatídico. Sua coragem e dedicação serão eternamente lembradas pelas gerações futuras, que continuarão a honrar seu legado com gratidão.
.
Lou Conter: Um Herói e Sobrevivente de Pearl Harbor
Conter era um oficial de 20 anos quando ajudou a resgatar seus colegas da Marinha em 7 de dezembro de 1941, depois que a frota dos EUA no Pacífico foi alvo do ataque surpresa. Cerca de 2.000 americanos morreram, e a base naval do Havaí ficou destruída. Mais de 1.100 pessoas a bordo do USS Arizona faleceram, deixando muitos corpos ainda dentro da embarcação afundada. O bombardeio empurrou os EUA para a Segunda Guerra Mundial.
Experiências de Guerra de Lou Conter
Como piloto na Segunda Guerra Mundial, Lou foi derrubado duas vezes, inclusive em frente à costa de Nova Guiné, onde ele e sua tripulação desembarcaram em águas cheias de tubarões. Além disso, como oficial de inteligência, voou em missões de combate na Coreia e foi responsável pela criação do primeiro programa SERE da Marinha, que ensina técnicas de sobrevivência e resistência em situações extremas.
A Contribuição de Lou Conter
Conter também foi assessor militar de três presidentes: Dwight D. Eisenhower, John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson. Sua dedicação e coragem o tornaram uma figura respeitada e admirada dentro das forças armadas americanas. Sua história de vida é um testemunho do espírito e determinação da ‘Geração Grandiosa’.
O Legado de Lou Conter
Aileen Utterdyke, presidente e diretora-executiva da Pacific Historic Parks, uma organização sem fins lucrativos dedicada a homenagear os mortos no ataque a Pearl Harbor, descreve Lou Conter como um verdadeiro herói e sobrevivente. Sua carreira exemplar na Marinha e sua constante atenção à importância de relembrar Pearl Harbor são marcas de seu legado duradouro. Lou faleceu em sua casa em Grass Valley, na Califórnia, deixando para trás uma história de bravura e serviço inestimáveis.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo