Ícone do futebol teve passagem marcante na União de Leiria, gerando surpresa e inspiração. Sua breve experiência deixou uma ótima impressão no campeonato.
José Mourinho, conhecido por sua vasta experiência como técnico de futebol, marcou presença neste domingo (24) na MotoGP, em Portimão. Após sua saída da Roma, o renomado profissional aproveitou o evento para relaxar e curtir um momento de lazer.
Em meio às especulações sobre seu próximo destino como treinador, José Mourinho não hesitou em falar sobre seu futuro. O experiente profissional revelou que está aberto a novas oportunidades e aguarda ansiosamente por um novo desafio. Mourinho, que tem passagens por diversos clubes renomados, certamente despertará o interesse de muitas equipes ao redor do mundo.
José Mourinho: Sua História como Técnico
Entretanto, é possível fazer o movimento contrário e lembrar do passado do treinador, basta manter-se no país natal dele e caminhar ao norte. A imagem dele é vista com facilidade dentro e fora do estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Banners gigantes com a foto do técnico exaltam o orgulho da cidade e da União de Leiria em fazer parte de forma determinante da história de um dos treinadores mais vitoriosos de todos os tempos.
Mourinho, atualmente com 61 anos, viveu no centro de Portugal uma experiência breve, mas fundamental para o salto rumo aos altos escalões do futebol mundial. Quando foi escolhido para comandar a União de Leiria, na temporada 2001/02, Mourinho tinha curta experiência como técnico.
Havia dirigido o Benfica por 11 partidas na temporada anterior, antes de sair em dezembro por desacordos com a nova direção do clube.
Impressões Iniciais e Surpresa dos Jogadores
A escolha foi vista com surpresa entre os unionistas, como admite Micael Pedrosa, o Micas, um dos integrantes daquele elenco. ‘Vínhamos de um quinto lugar, melhor classificação da história do clube, com um técnico conceituado como Manuel José’, lembrou o ex-lateral-esquerdo em entrevista exclusiva à ESPN feita pela reportagem em viagem a Portugal, no fim de janeiro deste ano, para a cobertura das semifinais e final da Taça da Liga (o Braga, que eliminou o Sporting, acabou campeão após bater o Estoril, que derrubou o Benfica, nos pênaltis).
‘Ficamos admirados com a decisão do clube em não continuar com ele e contratar Mourinho. Não diria que era um desconhecido, mas como técnico principal era um ponto de interrogação. Tinha trabalhos como auxiliar, um relativo sucesso no Benfica, mas não como efetivo. Ficamos curiosos em saber o que nos esperava’, acrescentou Micas.
O ceticismo de Micas, porém, logo foi substituído por uma ótima impressão: ‘Ele nos conquistou através do trabalho. Revolucionou a nossa forma de trabalhar, a dinâmica de treinos. Percebemos que havia algo diferente ali. Antes, havia uma distância muito grande entre jogadores e comissões técnicas e percebemos nele alguém muito próximo. Parecia um de nós, já nos conhecia. Chegava bem preparado, sabia sobre a carreira de cada um, sobre nossa vida pessoal.
Experiência de Lidar com José Mourinho
Era algo completamente diferente. O detalhismo de Mourinho chegava até aos jogadores que retornavam de empréstimo, como era o caso do lateral, formado no clube: ‘Como tive uma lesão grave, fui emprestado para poder jogar. No primeiro dia, durante os exames médicos, ele me procurou para falar sobre o que eu tinha feito na temporada. Ele já tinha ido se informar.
Eu estava numa equipe de terceira divisão (Portomosense), e ele tinha se interessado em saber. Aquilo foi um alerta’, detalhou. Hoje com 43 anos, Micas trabalha como técnico dos juniores do Sport Clube Leiria e Marrazes, clube formador que revelou Rui Patrício, goleiro titular de Portugal na conquista da Euro 2016 e que foi comandado por Mourinho na Roma.
Ele conta que a maior inspiração de Mourinho para seu trabalho não é na metodologia de treinos, mas na forma de lidar com seus atletas. ‘Mourinho sempre foi muito frontal. Ele vai te dizer na cara se você for a segunda opção, sem rodeios. Foi o que ele fez comigo. O titular era o Nuno Valente, e Mourinho francamente disse que eu jogaria quando ele não estivesse em condições ou caísse de rendimento’, afirmou.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo