Inscrições para o Fies 2024/1 até 18/03, 23h59, pelo Portal Acesso Único. Processo seletivo com vagas para estudantes de baixa renda.
O prazo de inscrição para o processo seletivo do Fies foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) para o primeiro semestre de 2024. Os candidatos têm até a próxima segunda-feira, 18 de março, para se inscrever, garantindo assim a oportunidade de financiar seus estudos pelo Fies. A inscrição deve ser feita através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até as 23h59 (horário de Brasília).
O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do governo que permite aos estudantes financiarem suas mensalidades em instituições de ensino superior. Com a prorrogação do prazo de inscrição para o Fies, mais jovens têm a chance de garantir o suporte financeiro necessário para seguir com seus estudos. Não perca a oportunidade de participar do processo seletivo e dar um passo importante em direção ao seu futuro acadêmico, inscreva-se até 18 de março!
A nova data para inscrição no Fies foi divulgada
No dia 15 de março, em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), foi anunciada a nova data para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As demais fases do processo seletivo permanecem inalteradas. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizará, nesta edição, um total de 67.301 vagas em 1.260 instituições privadas de ensino superior.
Para o ano de 2024, está previsto que pelo menos 50% dessas vagas sejam destinadas ao Fies Social, um programa especial que busca atender indivíduos com renda familiar de até meio salário mínimo e registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses estudantes terão a possibilidade de financiar até 100% dos custos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior.
Divulgação do Resultado e Previsão para o Fies Social
A ordem de classificação e pré-seleção para o processo seletivo estarão disponíveis no dia 21, em uma única chamada, no Portal Acesso Único. Com a inclusão do Fies Social a partir de 2024, o MEC busca resgatar o papel social do financiamento estudantil, priorizando estudantes de baixa renda.
Por meio desse programa, o governo pretende exercer um papel transformador na sociedade, proporcionando condições mais favoráveis para que os alunos de menor poder aquisitivo tenham acesso ao financiamento do Fies.
O Papel do Fies na Educação Superior
O Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260 em 2001, é responsável por oferecer vagas para o financiamento de cursos de graduação em instituições privadas participantes do Fies. Contudo, é necessário que esses cursos tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para serem elegíveis ao programa.
Essas informações foram divulgadas pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, com base em dados fornecidos pela Secretaria de Educação Superior (Sesu).
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo