ADS são papéis emitidos por empresas estrangeiras nos EUA, equivalente a uma ação da empresa original. O Almacenes Éxito fez captações através desse instrumento.
O GPA anunciou hoje que seu conselho de administração decidiu retirar suas American Depositary Shares (ADS) da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse). A empresa buscará novas oportunidades de investimento e expansão de mercado após essa mudança estratégica.
As American Depositary Shares (ADS) do GPA são uma forma de investimento que permite aos investidores comprar ações de empresas estrangeiras de forma mais acessível. A retirada dessas ações da Bolsa de Valores de Nova York faz parte da estratégia de reestruturação e foco em outros mercados internacionais.
ADS e suas American Depositary Shares
O título equivalente de American Depositary Shares, ou ADS, é um papel emitido no exterior por um banco depositário e tem relação direta com os American Depositary Receipt (ou ADR, na sigla em inglês), que são os recibos de ações negociadas no exterior. Os ADS são os títulos emitidos por uma instituição financeira nos EUA que dão origem aos ADR.
Em resumo, o banco depositário não vende diretamente os papéis que detém da empresa estrangeira, mas sim os recibos que representam essas ações. Esses recibos podem representar qualquer razão de uma ação, como 10 ADR representando 1 ação, por exemplo. Já o ADS possui uma razão de 1:1, ou seja, 1 ADS equivale a 1 ação da companhia estrangeira.
Título equivalente e cancelamento do registro
No futuro, o GPA planeja solicitar um pedido de cancelamento do registro de suas ações ordinárias e American Depositary Shares junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC). O conselho do GPA entende que a ‘deslistagem’ das ADS é do melhor interesse para a companhia e seus acionistas.
Volume de negociação e custos relevantes
Diversos fatores foram considerados nessa decisão, como o volume de negociação muito limitado das ADS em relação ao volume global de negociação das ações ordinárias, além do fato de que a companhia não tem historicamente buscado captações através da NYSE. Os custos relevantes associados à manutenção da listagem também pesaram na escolha da empresa.
Segregação do Almacenes Éxito e serviço de tempo real
Desde setembro de 2023, após a segregação do Almacenes Éxito, as American Depositary Shares representaram menos do que 5% do volume médio diário de negociação global das ações ordinárias do GPA. Já a partir de janeiro de 2024, esse número diminuiu para menos de 3%. Com informações do Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo