Ministérios de Relações Exteriores de países oferecem ajuda: Reações, ajuda necessária, investigação, causas incidente, comunicados, gestão emergências, satélite mapeamento, Copernicus, pedidos assistência, porta-vozes, relatos, pouso forçado, presidente iraniano, ministro RE, delegação acompanhante, orações.
Confira as reações de governos e autoridades estrangeiras diante da notícia de que um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores sofreu um acidente ao sobrevoar uma região montanhosa neste domingo (19): Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que ‘A Rússia está pronta para oferecer toda a assistência necessária na busca pelo helicóptero desaparecido e na apuração das causas do incidente’, conforme comunicado da porta-voz do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, divulgado pela agência de notícias russa RIA.
Além disso, outras autoridades internacionais manifestaram solidariedade e apoio às autoridades iranianas neste momento delicado. A cooperação entre governos é essencial em situações como essa, visando garantir a segurança e a transparência nas investigações de acidentes aéreos envolvendo líderes políticos importantes para a comunidade global. A comunidade internacional aguarda mais informações sobre o ocorrido e espera que as autoridades envolvidas ajam de forma diligente e colaborativa para esclarecer os fatos e prevenir futuros incidentes semelhantes.
Governos se unem em solidariedade durante incidente envolvendo autoridades
Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita reiterou seu apoio à República Islâmica do Irã, destacando sua prontidão para fornecer assistência necessária, conforme expresso em comunicado oficial. Enquanto isso, Ministério das Relações Exteriores da Turquia expressou desejos pela segurança e saúde das autoridades iranianas, incluindo o presidente Ebrahim Raisi e o ministro das Relações Exteriores Hossein Amirabdollahian.
Reações internacionais e ajuda necessária em meio ao incidente
A Comissão Europeia ativou seu serviço de mapeamento via satélite, por solicitação do Irã, para contribuir com os esforços de busca. O serviço de gestão de emergências Copernicus está fornecendo produtos de mapeamento com base em imagens de satélite, em apoio às autoridades iranianas.
Departamento de Estados dos Estados Unidos está monitorando de perto os relatos sobre um possível pouso forçado de um helicóptero no Irã, transportando autoridades de alto escalão, incluindo o presidente iraniano e o ministro das Relações Exteriores. Um porta-voz do Departamento de Estado emitiu um comunicado sobre a situação.
Manifestações de solidariedade e assistência mútua entre países vizinhos
O presidente dos EUA, Joe Biden, foi informado da situação, conforme relatado pela porta-voz Karine Jean-Pierre. Enquanto isso, o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, expressou preocupação com o incidente envolvendo o pouso de emergência do helicóptero no Irã. O Azerbaijão ofereceu suas orações a Allah pelo presidente Ebrahim Raisi e pela delegação acompanhante, reafirmando sua disposição em fornecer qualquer ajuda necessária.
Governo do Iraque emitiu comunicado instruindo seus órgãos relevantes, como o Ministério do Interior e o Crescente Vermelho, a oferecer assistência ao Irã na missão de busca. A solidariedade entre os governos vizinhos e a disposição em colaborar durante incidentes como esse demonstram a importância da cooperação internacional em situações de emergência.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo