©2023 comunicado expressando profunda consternação pelo ataque a comboio da ONG World Central Kitchen. Sete integrantes firmam repúdio a ação militar em alvos civis. Demanda-se cumprimento da resolução 2728 da ONU.
O Itamaraty emitiu um comunicado nesta quinta-feira (4) expressando sua ‘profunda preocupação’ com o ataque terrorista ao comboio da ONG World Central Kitchen, que resultou na morte de sete integrantes do grupo na última segunda-feira (1º).
O bombardeio realizado por Israel no comboio humanitário da ONG World Central Kitchen na segunda-feira (1º) gerou revolta em diversos países, levando a uma condenação internacional. O ataque foi considerado desproporcional e violação do direito humanitário internacional, prejudicando os esforços de ajuda à população local. A resposta da comunidade internacional ao ataque foi imediata, exigindo investigações e punições para os responsáveis.
Brasil reitera repúdio a ação militar contra alvos civis
‘O governo brasileiro expressa profunda consternação diante do ataque recente contra o comboio da ONG World Central Kitchen, que resultou na morte de sete integrantes do grupo’, diz comunicado oficial.
Ataque a comboio humanitário gera indignação internacional
Em comunicado expressando profunda consternação, o governo brasileiro condena veementemente o bombardeio perpetrado contra o comboio da ONG World Central Kitchen. A ação, que resultou na morte de sete integrantes, é considerada um atentado inaceitável aos princípios humanitários.
Brasil pede cumprimento urgente de cessar-fogo imediato
O comunicado expressando profunda consternação destaca a importância do cumprimento da demanda de um cessar-fogo imediato, conforme estabelecido na resolução 2728 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em março deste ano. O governo brasileiro enfatiza a necessidade urgente de respeitar as leis internacionais e proteger os civis, especialmente aqueles que estão envolvidos na prestação de ajuda humanitária e assistência médica.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo