Gigante da tecnologia corrige falhas com inteligência artificial. Testes iniciaram nos EUA em maio, diz agência AP.
Estão se espalhando pelas redes sociais respostas falsas — e estranhas — produzidas pelo AI Overview (visão geral da inteligência artificial, em tradução direta), ferramenta que exibe resultados gerados com inteligência artificial (IA) nas pesquisas do Google. A tecnologia foi implementada nos Estados Unidos em maio deste ano.
Além disso, a IA tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas, mostrando sua eficácia e versatilidade. A presença da inteligência artificial está se tornando cada vez mais comum em nosso dia a dia, transformando a maneira como interagimos com a tecnologia.
Explorando as falhas da inteligência artificial
Em um dos prints, a resposta gerada pela inteligência artificial (IA) afirmava que as cobras são mamíferos com a maior quantidade de ossos entre os animais vertebrados, quando na verdade são répteis. Um repórter da agência AP questionou se gatos já estiveram na lua, e a IA respondeu que astronautas brincaram com felinos por lá.
Na última sexta (24), a big tech informou à AFP que está tomando medidas para melhorar os resultados de busca elaborados com IA generativa. O Google admitiu que muitas consultas eram incomuns e alguns exemplos manipulados. A ferramenta de IA chegou a afirmar que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é muçulmano, quando na verdade é cristão. Também disse que grávidas podem fumar até três cigarros por dia, o que é informação falsa.
Outros prints mostraram sugestões absurdas da IA, como humanos devendo comer uma pedra por dia e usar cola para grudar a massa da pizza ao queijo. Após a repercussão, o Google corrigiu as respostas, mas a polêmica continua nas redes sociais.
Avanços da inteligência artificial e sua aplicação prática
A tecnologia de IA, que começou a ser liberada em maio nos EUA e em breve chegará a mais países, visa criar respostas rápidas e detalhadas para diversas questões. As AI Overviews podem responder desde dúvidas simples sobre limpeza de sofás até planejar roteiros de viagem ou alimentação saudável.
Além das respostas geradas por IA, o Google oferecerá opções de respostas simples ou detalhadas para atender diferentes necessidades dos usuários. A empresa destaca que esse formato é útil tanto para quem busca informações rápidas quanto para quem deseja se aprofundar em um assunto.
A IA também poderá facilitar a busca por serviços locais, como encontrar um estúdio de ioga e obter informações sobre mensalidade e rotas até o local, tudo em uma única pesquisa. A tecnologia promete revolucionar a forma como interagimos com as informações online, proporcionando respostas mais precisas e práticas.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo