Contribuir para um ambiente digital seguro com documento nacional de cibersegurança e sugestões para setores econômicos e entidades representativas da sociedade.
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e o Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime (INCC) lançaram hoje um relatório com propostas de organizações da sociedade civil para a política nacional de cibersegurança.
O evento destacou a importância da cooperação entre diferentes setores para fortalecer a segurança digital do país, promovendo a conscientização sobre os desafios da cibernética e a necessidade de investimentos contínuos nessa área. A iniciativa visa proteger as informações sensíveis e garantir a integridade dos sistemas em um ambiente cada vez mais conectado e vulnerável a ameaças cibernéticas. documento
Colaboração para a Cibersegurança Nacional
O documento que reúne as Contribuições da Sociedade Civil e dos Setores Produtivos para a Estratégia Nacional de Cibersegurança está pronto para ser entregue ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Diversas entidades representativas, incluindo a FecomercioSP e o INCC, uniram esforços para a elaboração desse importante documento, que resultou de sete meses de intensas apurações, envolvendo especialistas, acadêmicos e autoridades.
As análises e sugestões contidas no documento foram embasadas em mais de 230 estudos e bases de dados, assim como em conclusões obtidas a partir de encontros com representantes de diferentes setores econômicos e entidades setoriais. Esses setores representam cerca de 70% do PIB nacional e contaram com a contribuição de dezenas de especialistas multissetoriais.
A FecomercioSP destaca a importância de compreender o atual panorama brasileiro de cibersegurança. Além do diagnóstico apresentado, o documento traz metas e propostas visando a promover um ambiente digital mais seguro para o país. Essas iniciativas abrangem desde a conscientização da sociedade, por meio de ações educativas, até o desenvolvimento de profissionais, financiamentos, incentivos e a implementação de um novo arcabouço legal, regulatório e normativo.
Durante um evento especial, o INCC e o GSI firmarão um acordo de cooperação técnica com o intuito de colaborar em pesquisas e projetos que contribuam para o aumento da resiliência e maturidade cibernética do Brasil. A apresentação do relatório será o primeiro passo desse acordo, concentrando-se em um diagnóstico detalhado e em propostas que visam apoiar a construção da nova Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, que está sendo desenvolvida pelo GSI por meio do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber).
O evento está marcado para começar às 8h30 e encerrar às 11h, no Auditório da FecomercioSP, localizado na Avenida Rebouças, 3377, em Pinheiros. A iniciativa representa um marco importante na busca por soluções eficazes e colaborativas no campo da cibersegurança, com o envolvimento de diversos atores da sociedade e dos setores produtivos.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo