Efeitos do home office podem variar conforme idade e experiência: desenvolvimento, mulheres profissionais, modelo, afeta trabalho, jovens tentam, segura carreiras.
Desde o início da pandemia, o trabalho remoto tem se destacado como uma alternativa viável para muitas pessoas. De modo geral, essa prática tem sido elogiada por sua capacidade de oferecer flexibilidade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Muitas empresas têm adotado o trabalho remoto como uma forma de manter a produtividade de seus colaboradores, ao mesmo tempo em que garantem a segurança e o bem-estar de todos.
Além disso, o trabalho à distância tem se mostrado uma solução eficaz para enfrentar os desafios impostos pela crise atual. Com a possibilidade de realizar o trabalho online, as pessoas conseguem manter suas atividades profissionais sem a necessidade de se deslocar para um escritório físico. Essa nova forma de teletrabalho tem proporcionado uma maior autonomia e adaptabilidade, contribuindo para uma maior qualidade de vida e satisfação no trabalho.
Impacto do Trabalho Remoto no Desenvolvimento Profissional das Mulheres
No entanto, o impacto do trabalho remoto no desenvolvimento profissional das mulheres pode variar ao longo de suas carreiras. Em nossa análise, investigamos como esse modelo de trabalho à distância afeta mulheres profissionais, especialmente as jovens que tentam garantir uma posição segura em suas carreiras. Além disso, exploramos como o trabalho online influencia a mentoria, uma prática fundamental muitas vezes subestimada, realizada por mulheres com mais tempo de empresa.
Estudo sobre o Trabalho Remoto e as Carreiras das Mulheres
Em um estudo focado em 1.055 engenheiras de software em uma empresa Fortune 500, examinamos o impacto do teletrabalho em suas trajetórias profissionais. Antes da pandemia de covid-19, algumas engenheiras compartilhavam o mesmo espaço de trabalho com seus colegas, enquanto outras equipes estavam distribuídas em prédios separados.
Antes do fechamento dos escritórios, as interações pessoais eram frequentes entre as equipes que trabalhavam no mesmo local, enquanto as equipes separadas funcionavam mais como equipes remotas, realizando reuniões online diárias. Após o fechamento dos escritórios devido à pandemia, todos os colaboradores passaram a realizar seu trabalho longe dos colegas.
Impacto da Distância no Desenvolvimento Profissional
Para avaliar o impacto do trabalho remoto no desenvolvimento profissional das mulheres, analisamos se as engenheiras que trabalhavam distantes de seus colegas tinham experiências diferentes daquelas em equipes centralizadas. Descobrimos que a proximidade física facilitava a mentoria, medida pelos comentários de revisão por pares online.
Quando os escritórios estavam abertos, as engenheiras próximas de seus colegas recebiam significativamente mais feedback sobre seu código do que aquelas em equipes separadas. Isso se devia em parte às interações mais frequentes e às conversas aprofundadas que surgiam naturalmente quando estavam próximas. Além disso, a diversidade de perspectivas era maior quando havia interações pessoais, com feedback vindo tanto de colegas homens quanto mulheres.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo