Empresa: Doações de produtos e serviços, onda de solidariedade durante pandemicos. Prioritiza necessidades urgentes, funcionários, colaboradores e comunidade. Procedimentos de crise: comitê, atendimento psicossocial, plantão, saques FGTS, canais de atendimento. Boa parte das doações integral a estrutura, andamento operacional. Ongoing processes and products support our region.
Uma onda de plano que lembra tempos pandêmicos. Desde o final de abril, enchentes e inundações já afetaram 414 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, o equivalente a 83% do estado.
Em meio a essa situação desafiadora, é crucial desenvolver um plano de estrategia eficaz para auxiliar as comunidades afetadas. A união de esforços e a implementação de medidas coordenadas são fundamentais para minimizar os impactos e promover a recuperação dessas regiões atingidas. Juntos, podemos superar essas adversidades e construir um futuro mais resiliente.
Plano de ação para empresas em tempos de crise pandêmica
Cidades inteiras foram evacuadas, o estado inteiro está em situação de calamidade pública, e ainda não é possível saber com precisão o número total de pessoas mortas e desaparecidas, nem contabilizar o prejuízo material. Para as empresas, uma boa prática de responsabilidade social recomendada é construir um plano estratégico de ação para ajudar de forma efetiva e consistente, considerando a urgência e as prioridades que a região precisa.
As empresas são o motor da sociedade, elas têm maior poder de autonomia do que o setor público’, diz Sonia Consiglio, especialista em sustentabilidade. ‘Espera-se que as empresas, sobretudo as de grande representatividade no mercado, que estão sempre na mídia, que têm impacto na vida das pessoas, se posicionem e digam o que elas estão fazendo em relação a uma tragédia que afeta todo mundo’, conclui Consiglio, reconhecida pelo Pacto Global da ONU como pioneira por seu trabalho relacionado aos objetivos do desenvolvimento sustentável.
Impacto positivo e estratégia de ação
Muitos empregos serão fechados e as perdas são inestimáveis, diz indústria gaúcha. Doações do setor financeiro chegam a R$ 126 milhões, segundo Febraban. Tragédia pode reduzir PIB gaúcho a praticamente zero em 2024, prevê Bradesco. Como uma boa prática de sustentabilidade e governança, e para aumentar o potencial de impacto positivo, a especialista recomenda que, sempre que possível, boa parte das doações esteja relacionada aos produtos que a empresa fabrica ou comercializa, e aos serviços que ela presta.
‘Independentemente de atender as demandas mais básicas, é totalmente possível e desejável que a estratégia de ação se correlacione com o negócio, porque assim a empresa tem mais possibilidade de impacto’, avalia Sonia Consiglio, especialista em sustentabilidade. ‘Usando sua estrutura, seus procedimentos, seus processos, seus produtos, a empresa opera melhor e pode colaborar de forma mais efetiva e em maior escala’, conclui a especialista.
Comitê de Crise e operação eficiente
Para as empresas diretamente afetadas, o primeiro passo deve ser montar um comitê de crise e atuar no cuidado com seus funcionários, fornecedores e clientes, conforme recomendação de especialistas em governança e sustentabilidade. Localizada em um dos epicentros da tragédia, Santa Cruz do Sul, a Mercur, indústria de materiais de saúde e educação, estruturou o comitê de crise para organizar o andamento da operação, assim como para atender as necessidades que surgem, tanto de colaboradores, quanto da comunidade.
A empresa prestou orientações de como cada funcionário pode se manter seguro, antecipou o 13º salário e orientou sobre saques do FGTS. Para oferecer suporte emocional de forma profissional, divulgou internamente os canais de atendimento psicossocial, e colocou um plantão de atendimento psicossocial nas suas duas fábricas da cidade.
Plano de ação e colaboração efetiva
Líderes de empresas de todo o Brasil e de outros países podem começar o plano de ação se informando nos canais de comunicação das autoridades locais, quais as necessidades e prioridades locais. É fundamental agir com rapidez e eficiência, considerando a onda de solidariedade que se forma em momentos de crise pandêmica. A região precisa de ações concretas e estratégicas para superar os desafios atuais e garantir um futuro mais seguro e estável para todos.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo