Cardápio brasileiro recomendado por especialistas para prevenir doenças cardiovasculares e aumentar a expectativa de vida, com oleaginosas, verduras, berries e proteínas animais.
A dieta mediterrânea consiste em uma alimentação rica em frutas, legumes, peixes, azeite de oliva e grãos integrais, sendo conhecida por seus benefícios à saúde.
Além disso, o Menu mediterrâneo também inclui o consumo moderado de vinho tinto e frutos secos, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Benefícios da Dieta Mediterrânea para a Saúde
Na década de 1960, pesquisadores perceberam que as pessoas que moravam nas regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo, como Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia, tinham menos problemas de saúde, em especial, os cardiovasculares, devido aos seus hábitos à mesa.PUBLICIDADENas décadas seguintes, a dieta continuou despertando a curiosidade de cientistas de todo o planeta.
Hoje, há diversos estudos que demonstram os seus benefícios em relação a inúmeras condições de saúde – e não apenas aquelas ligadas ao coração –, como na prevenção e no controle do diabetes do tipo 2 e da obesidade.
A dieta mediterrânea é considerada uma das mais saudáveis do mundo.
O que é a Dieta Mediterrânea?
Trata-se de uma dieta composta essencialmente por alimentos in natura, como frutas, vegetais, cereais e peixes. Foto: Rodica Ciorba/Adobe StockA Dieta do Mediterrâneo é considerada uma das mais saudáveis do mundo.
Também são consumidos, com menos frequência, laticínios, como iogurtes e queijos e, excepcionalmente, carnes vermelhas.A principal fonte de gordura da dieta é o azeite, usado para o tempero e a produção dos alimentos.
Vale destacar ainda que o sal não é tão recrutado – a preferência é por ervas aromáticas, além de alho e cebola, de acordo com Associação Portuguesa de Nutricionistas.
‘Os alimentos ultraprocessados e a farinha branca não costumam fazer parte dessa dieta’, destaca a nutricionista Juliana Watanabe, especializada em Dieta do Mediterrâneo pela Universidade Internacional de Valência, na Espanha.Em relação às bebidas, a protagonista é a água, consumida em abundância ao longo do dia.
Além disso, o consumo de chás sem adição de açúcar também é frequente e, eventualmente, o vinho surge à mesa.Publicidade’O vinho é um elemento relativamente polêmico da dieta mediterrânea.
Estilo de Vida Mediterrâneo
Outro aspecto importante da alimentação mediterrânea destacado pela nutricionista é que se trata de um conceito que vai além dos alimentos.
Atualmente, segundo Juliana, fala-se em um estilo de vida mediterrâneo, que combina alimentação com atividades físicas frequentes, conexões sociais e preocupação com sustentabilidade.’Nesse estilo de vida, é preferível comer ao redor da mesa e em família, por exemplo. Além disso, a prática de atividades físicas costuma ser ao ar livre e em grupo.
Fonte: @ Estadão
Comentários sobre este artigo