Recurso de busca IA Overviews do Google oferece visão geral de vídeos com inteligência artificial.
A busca do Google passou a disponibilizar respostas criadas por inteligência artificial (IA) no Brasil, a partir desta quinta-feira (15). De acordo com a Alphabet, companhia controladora do Google, a inovação também está sendo lançada na Índia, Indonésia, Japão, México e Reino Unido. Com essa atualização, os resultados da pesquisa vão exibir as chamadas AI Overviews (visão geral da IA, em tradução direta).
Além disso, a implementação da inteligência artificial (IA) na busca do Google promete otimizar a experiência dos usuários ao fornecer informações mais precisas e relevantes. Com as AI Overviews, os usuários poderão ter acesso a um resumo detalhado sobre a IA e suas aplicações em diversos contextos, facilitando a compreensão e o uso dessa tecnologia inovadora.
Inteligência Artificial: Transformando a Busca no Google
Na prática, trata-se de um resumo elaborado pelo Google sobre o tema pesquisado na plataforma. O novo recurso, denominado AI Overviews, foi submetido a testes pela empresa por meses e, em maio, foi lançado nos Estados Unidos. As AI Overviews têm como objetivo principal: criar textos concisos para responder questões do tipo ‘como limpar um sofá’; gerar respostas em diferentes níveis de detalhe (básico, simples ou elaborado); solucionar questões complexas em apenas uma pesquisa, sem a necessidade de várias buscas; planejar itinerários para usuários, como uma semana de alimentação saudável ou uma viagem; analisar vídeos e esclarecer dúvidas sobre o conteúdo com o auxílio do Google Lens.
Google Labs e a Evolução da Inteligência Artificial
De acordo com o Google, o recurso foi utilizado bilhões de vezes dentro do Search Labs, um programa da empresa que permite aos usuários testarem funcionalidades em desenvolvimento. ‘Descobrimos que, com as AI Overviews, as pessoas realizam mais buscas e ficam mais satisfeitas com os resultados’, afirmou Liz Reid, chefe de busca do Google, em comunicado. A companhia planeja disponibilizar o recurso para pelo menos 1 bilhão de usuários até o final de 2024.
Respostas Personalizadas e Mais Complexas
Além das respostas geradas por IA, o Google oferecerá aos usuários a opção de obter respostas mais simplificadas ou mais detalhadas. Esse formato visa atender tanto aqueles que buscam informações rápidas por curiosidade quanto os que desejam aprofundar-se em um assunto. O buscador poderá também resolver questões que normalmente exigiriam várias etapas, como encontrar um estúdio de ioga em determinada região e obter informações sobre mensalidade e rotas até o local.
Buscas com Vídeo e Inteligência Artificial
Por meio do Google Lens, o buscador será capaz de analisar vídeos nos quais os usuários exibem objetos sobre os quais desejam mais informações. Em um exemplo fornecido pela empresa, um vídeo mostra uma peça de toca-discos com defeito e a pergunta do usuário. Logo em seguida, o buscador apresenta um texto gerado por IA com as possíveis causas do problema.
Inteligência Artificial e Links para Sites
As respostas produzidas com inteligência artificial poderão incluir links para sites como complemento à informação fornecida. O formato anterior de resultados de busca será exibido após o conteúdo gerado por IA, exigindo que o usuário role mais a página para acessar os links convencionais. O Google afirma que as AI Overviews ajudam os usuários a explorarem uma variedade maior de sites. Ademais, os links presentes nas respostas geradas por IA costumam receber mais cliques, conforme informado pela empresa.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo