Espera-se sinais de novos taxas cortes no meio de uma entrevista do Fed’s presidente, Jerome Powell. Meia hora depois, termos: dados privados, ganhos salariais, setor de serviços, lazer e hospitalidade, produção de bens de consumo, setor de construção, American Data Processing, vagas criadas.
O Federal Reserve, conhecido como o Fed, está para divulgar a atualização dos juros para as próximas semanas nesta quarta-feira (1º). Caso nenhum evento extraordinário ocorra, é provável que os juros sejam mantidos entre 5,25% e 5,50% ao ano. Investidores e analistas esperam por indicações sobre futuras alterações nas taxas de juros durante a entrevista do presidente do Fed, Jerome Powell, que acontecerá meia hora depois da divulgação.
A decisão do Federal Reserve sobre as taxas de juros é aguardada com ansiedade pelo mercado financeiro, pois impacta diretamente investimentos e decisões econômicas. Os investidores estarão atentos à linguagem utilizada pelo presidente do Fed, em busca de pistas claras sobre as próximas movimentações do banco central em relação às taxas de juros.
Impacto da Decisão do Fed nas Taxas de Juros
A decisão do Federal Reserve tem um impacto direto no nível de apetite ao risco em todo o mundo, incluindo o Brasil. Antes do anúncio do Fed, o dia ofereceu uma série de dados reveladores sobre o futuro, principalmente no que tange aos juros.
Criação de Vagas nos EUA (ADP)
No setor privado dos Estados Unidos, foram criados 192 mil empregos em abril, de acordo com o levantamento da American Data Processing (ADP). Esse número superou a previsão de 183 mil vagas e ficou abaixo dos 208 mil postos de trabalho de março, que foram revisados para 184 mil.
Os ganhos salariais para os trabalhadores americanos que mudaram de emprego desaceleraram para 9,3% em abril, comparado com os 10,1% de março. Para aqueles que permaneceram em seus empregos, o aumento salarial foi de 5,0% em abril, mantendo-se estável em relação ao mês anterior.
A maior parte dos novos empregos veio do setor de serviços, com a abertura de 145 mil postos de trabalho. O setor de lazer e hospitalidade liderou com 56 mil novos empregos, enquanto na produção de bens de consumo foram criados 47 mil postos, impulsionados pelos 35 mil novos trabalhadores no setor de construção dos EUA.
Em um cenário atual onde o mercado de trabalho mostra força, é preocupante. O aquecimento do mercado de trabalho implica na necessidade do Banco Central dos EUA manter as taxas de juros elevadas por mais tempo para controlar possíveis aumentos na inflação.
O adiamento do início do corte dos juros pode afetar o rendimento de investimentos em renda variável, ao passo que beneficia os investimentos em renda fixa. Acompanhar de perto esses movimentos é vital para tomar decisões financeiras informadas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo