Programa termina amanhã (16/4) gerando debates sobre a inclusão de temas sociais em reality shows.
Os espectadores fiéis do Big Brother Brasil já presenciaram diversas edições com debates acalorados. Além da diversidade do elenco, das provas desafiadoras e da busca incessante pela vitória, as últimas temporadas do reality também se destacaram pela intensidade das discussões sobre questões sociais. O programa ganhou espaço não apenas na TV, mas também nas redes sociais, onde as opiniões se multiplicam em um verdadeiro furacão virtual. É inegável o impacto que o BBB tem ao suscitar reflexões e polêmicas que extrapolam os muros da casa mais vigiada do Brasil.
Em meio a tantas discussões acaloradas sobre estratégias de jogo e relações interpessoais, o Big Brother Brasil se transformou em uma arena de ideias e embates constantes. O que parece ser apenas um programa de entretenimento revela-se, na verdade, um verdadeiro palco para a discussão de temas relevantes. A cada nova edição, os participantes e o público se veem imersos em dilemas éticos e morais que aguçam os ânimos e geram repercussões por todos os cantos. O Big Brother Brasil vai muito além de um simples reality show, tornando-se um espaço privilegiado para a reflexão e a troca de pontos de vista.
Debate sobre a Relevância das Discussões Sociais no Entretenimento
Este último termo se refere ao momento em que debates sociais importantes são utilizados com o intuito de autopromoção ou como uma distração frente a questões genuinamente cruciais. Na edição deste ano, que chega ao fim nesta terça-feira (16/4), a campanha rumo à vitória de Davi Brito, por exemplo, começou a ganhar força a partir do isolamento do brother, provocado, em parte, por discursos racistas de outros participantes, o que é legítimo. O mesmo não aconteceu com Alane, que no ímpeto de acusar Juninho de assédio, por causa de uma cantada desajeitada, foi tachada de irresponsável pelos telespectadores e acusada de ter ‘esvaziado’ uma pauta importante para as mulheres. Embora a sister tenha chegado à reta final, a atitude cravou sua derrota cedo demais, ainda nas primeiras semanas de programa.
Última Prova do BBB 24 e o Debate sobre Inclusão Social
Leia também Televisão BBB24: último paredão tem votação apertada entre sisters Celebridades Rodriguinho vai lançar livro baseado nas experiências vividas no BBB Televisão Davi Brito vence última prova do BBB 24 e garante vaga na final BBB BBB 24: saiba quem ainda está na disputa para garantir a vaga na final Diante da relevância que o tema tem para o reality show e de como a audiência interpreta a inserção desses temas em um produto de entretenimento, questionamentos sobre a pertinência desse movimento têm sido cada vez mais comuns: afinal, BBB é lugar de debater racismo, LGBTfobia e gordofobia? Apesar das ressalvas, a resposta, na visão de especialistas, é positiva. ‘Eu acho que no Brasil que a gente vive, todo e qualquer lugar precisa ser um lugar para discutir questões raciais, falar sobre racismo, falar sobre machismo, falar sobre LGBTfobia, porque pessoas morrem diariamente por conta disso, dessas violências e um reality show, querendo ou não, tem um alcance grande, é um recorte da realidade’, opina a jornalista Bruna Rocha, idealizadora e CEO da Semiótica Antirracista.
A Importância do Debate Rápido e Profundo sobre Questões Sociais
Yasmin Brunet Yasmin Brunet Reprodução Davi BBB24 Davi no BBBB24 TV Globo/Reprodução Alane Alane do BBB24 Foto: Instagram/Reprodução Voltar Progredir 0 Bruna explica que toda discussão que ocorre de forma rápida e sem aprofundamento convive com o risco de esvaziamento. ‘São movimentos que coexistem, porque o mercado se apropria, porque as pessoas se apropriam muitas vezes sem conseguir fazer uma formação mais profunda. No entanto, não podemos inviabilizar o debate por conta do esvaziamento, este sempre vai existir. Toda vez que um debate emerge na esfera pública, ele será esvaziado de diversas formas’, destaca. A historiadora Lívia Teodoro reforça a responsabilidade dos participantes e do público ao abordar essas pautas. ‘Embora o BBB24 possa servir como uma lupa social, expondo questões relevantes da sociedade, é necessário estar atento para não permitir que esses assuntos sejam cooptados para objetivos individuais. A utilização inadequada dessas temáticas pode não apenas desvirtuar sua importância, mas também minar os esforços por mudanças.
Fonte: @ Metropoles
Comentários sobre este artigo