Bostic da distrital de Atlanta do Fed prevê menor corte de juros e início tardio do ciclo por causa da inflação persistente e economia forte.
O economista chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Gita Gopinath, afirmou em entrevista coletiva que acredita que a taxa de juros estável é essencial para manter a economia global em equilíbrio, evitando impactos negativos no crescimento econômico.
Gopinath também ressaltou a importância das taxas de juros como instrumento de política monetária, podendo ser utilizadas pelos bancos centrais para controlar a inflação e estimular o consumo interno.
Presidente do Fed de Atlanta fala sobre perspectivas de juros nos EUA
Bostic já havia afirmado, em declaração na noite de sexta-feira, que a inflação mais persistente e uma economia mais forte do que o esperado podem impactar nas decisões de cortes dos juros pelo Fed e afrouxamento monetário. De acordo com o presidente do Fed distrital de Atlanta, a influência da pandemia ainda se faz presente na economia.
‘Espero que a economia e a inflação desacelerem gradualmente’, comentou Bostic. Suas declarações refletem a postura mais cautelosa de alguns membros do Comitê de Mercado Aberto (FOMC). Embora o FOMC tenha mantido as taxas de juros na última reunião, as projeções para futuros cortes divergem entre os dirigentes, com diferentes expectativas.
Contraste entre discursos de dirigentes do Fed
O ponto de vista de Bostic contrasta com o tom adotado pelo presidente do Fed, Jerome Powell, após a última decisão sobre juros do FOMC. Durante a coletiva, Powell mencionou que não vê um cenário de condições financeiras tão flexíveis, mas também ressaltou que os dados sólidos de inflação em janeiro e fevereiro não alteram o panorama de desinflação que se desenha nos EUA.
Segundo Powell, a perspectiva para a política monetária não sofreu grandes alterações desde o final do ano passado. Dessa forma, as projeções seguem em linha com o que estava sendo previsto, apesar das movimentações no mercado. Com informações do Valor PRO, plataforma de notícias em tempo real do Valor Econômico
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo