O Enem do CNU, prova nacional unificada do governo, marcada para 5 de maio, altera data. Conheça nova data em común comunicado. Concurso, CNU, governo federal, provas, órganos federais, ministério da gestão, temáticas, vagas, inscrições, taxa, blocos, atuação.
A realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o ‘Enem dos Concursos’, foi adiada em todo o Brasil. O adiamento foi uma medida tomada pelo governo federal devido às situações de emergência causadas pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Os estudantes que estavam se preparando para o Enem terão mais tempo para se dedicar aos estudos, já que o Concurso Nacional Unificado precisou ser reagendado. A nova data será divulgada em breve para que todos os candidatos possam se organizar adequadamente para os Concursos Nacionais.
Novo cenário para o Concurso Nacional Unificado (CNU)
O Ministério da Gestão, responsável pelo Concurso Nacional Unificado (CNU), emitiu uma nota oficial em que garantia a realização da prova, mencionando a possibilidade de reembolso da taxa de inscrição para aqueles impossibilitados de comparecer ao teste no Rio Grande do Sul. Contudo, diante da piora da situação no estado, o governo optou por adiar a prova em todo o país.
O que é o Enem dos Concursos?
Anunciado pelo Governo Federal, também conhecido como ‘Enem dos Concursos’, esse novo modelo tem como intuito preencher 6.640 vagas em 21 órgãos federais. A estimativa inicial era de 2,5 milhões de inscritos em todo o Brasil, sendo mais de 80 mil somente no Rio Grande do Sul.
Detalhes sobre inscrições e taxas
As inscrições encerraram em 9 de fevereiro, com valores de R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90 para nível superior. Essa proposta marca a estreia do governo em um concurso unificado, permitindo que uma mesma prova seja válida para diversas oportunidades, sendo disponibilizados oito editais divididos por blocos temáticos.
Áreas de atuação e órgãos envolvidos
Os candidatos tiveram a oportunidade de escolher um dos oito blocos temáticos, que abrangem diferentes áreas governamentais, ao se inscreverem no Concurso Nacional Unificado. Ademais, puderam indicar sua preferência por cargos em cada bloco, com vagas distribuídas em vários órgãos, como Ministério da Agricultura, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, e outros.
Cotas e cronograma do concurso
O concurso reserva 5% das vagas de cada cargo para candidatos de grupos específicos, ampliando as chances de participação e diversidade. Para saber mais detalhes sobre as provas, inscrições, e demais informações sobre o Concurso Nacional Unificado (CNU), os interessados devem acessar o site oficial do governo em gov.br/concursonacional.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo