Celular lento? Bateria acabando rápido? Pode ser vírus. Use antivírus de fontes confiáveis. Evite links suspeitos e anúncios maliciosos.
Confira Mais ➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: fique por dentro das principais informações, guias e análises Para prevenir a infecção por vírus no smartphone, é fundamental baixar aplicativos somente de fontes seguras, manter um antivírus eficaz sempre atualizado e evitar acessar links e propagandas duvidosas.
Ao navegar na internet, fique atento para não ser alvo de malwares e softwares maliciosos, que podem comprometer a segurança de seus dispositivos. Além disso, é essencial realizar regularmente varreduras em busca de possíveis ameaças e manter-se informado sobre as últimas tendências em segurança cibernética.
Como identificar sinais de que o celular está infectado por vírus
Com práticas simples, é possível manter seu celular seguro e evitar a contração de malwares. Os malwares, muitas vezes, exigem formatação para serem eliminados. O TechTudo elaborou um guia explicando como saber se o celular está com vírus e como removê-los. Continue lendo e confira dicas para evitar invasões.
A presença de vírus em um smartphone nem sempre é óbvia. Modelos infectados com softwares maliciosos costumam apresentar certos sinais. Veja abaixo alguns indícios de que seu celular pode estar infectado.
1. Envio de mensagens SMS desconhecidas
Um dos primeiros sinais de que o celular pode ter sido invadido por um vírus é o envio automático de mensagens SMS desconhecidas. Verifique a lista de mensagens do smartphone e se outra pessoa informar o recebimento de um SMS suspeito vindo do seu número. Em geral, as mensagens maliciosas contêm golpes de phishing ou links infectados com o vírus.
2. Aplicativos desconhecidos
Uma vez que o vírus se instala no celular, pode instalar outros programas. Caso suspeite de um software malicioso, verifique a lista de aplicativos e remova qualquer app desconhecido. Esses apps podem ser adwares incômodos ou até mesmo apps espiões.
3. Excesso de anúncios
Celulares invadidos por vírus costumam exibir anúncios em excesso. Preste atenção se há anúncios pop-up em locais incomuns. O vírus pode ter instalado um adware, programado para exibir anúncios sem autorização. Os adwares agressivos podem sequestrar o dispositivo e redirecionar tráfego para sites duvidosos.
4. Superaquecimento do celular
Softwares maliciosos podem rodar aplicativos em segundo plano, causando superaquecimento. Essa atividade pode passar despercebida pelo usuário, mas é um sinal de infecção por vírus. Certifique-se de ter um bom antivírus e evite clicar em links ou anúncios suspeitos.
Fonte: @Tech Tudo
Comentários sobre este artigo