LinkedIn atinge 75 milhões de usuários em 2024, impulsionado pelo crescimento nas áreas de saúde, varejo e atendimento ao consumidor.
O LinkedIn atingiu a marca de 75 milhões de usuários no Brasil – o que equivale a mais de 60% da população ativa no mercado de trabalho.
No LinkedIn, é possível conectar-se com profissionais de diversas áreas e expandir sua rede social profissional, aumentando as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.
O Movimento da Geração Z no LinkedIn
O movimento foi impulsionado pela Geração Z (nascidos entre 1997–2012), que aumentou significativamente sua presença na plataforma de rede social profissional de 2,5% em 2010 para 40% em 2024. Esse grupo em ascensão no LinkedIn está se destacando, sendo o segundo em crescimento, logo atrás dos Millenials (nascidos entre 1981–1996), que representam 51% dos usuários. De acordo com dados da própria plataforma, as áreas de saúde, varejo e atendimento ao consumidor, consideradas como ‘linha de frente’, são as preferidas da Geração Z para ocupação.
Impacto nos Setores de Saúde, Varejo e Atendimento ao Consumidor no LinkedIn
O crescimento da presença da Geração Z no LinkedIn está sendo especialmente notado nos setores de saúde, varejo e atendimento ao consumidor. Esses são os segmentos em que essa geração está se destacando, ocupando cargos-chave e trazendo uma nova energia para essas áreas na plataforma.
LinkedIn no Brasil e os Setores em Destaque
A base de usuários brasileira no LinkedIn é diversificada, vindo principalmente dos setores de serviços profissionais, manufatura, serviços administrativos, varejo e educação, conforme dados da rede social. A proporção de profissionais da Geração Z na plataforma é notavelmente maior do que sua representação na população brasileira, o que tem um impacto significativo.
Uso do LinkedIn pelos Brasileiros e Tendências Futuras
O LinkedIn é uma ferramenta essencial para os brasileiros, com 65% dos usuários utilizando a rede para se candidatar a empregos. Mais de um quarto dos usuários considera o LinkedIn como a principal ferramenta para essa finalidade. Sentir-se conectado à rede profissional e manter-se informado sobre o mercado de trabalho são os principais benefícios apontados pelos usuários. Os conteúdos informativos têm ganhado destaque, com um engajamento duas vezes maior do que outras publicações.
Investimento em Inteligência Artificial e Futuro do LinkedIn
Para o próximo ano, a plataforma do LinkedIn planeja investir ainda mais em Inteligência Artificial (IA), trazendo inovações que ainda não foram divulgadas para os próximos meses. Com quase 50 milhões de profissionais acessando a rede semanalmente em busca de oportunidades, conexões e aprendizado, o LinkedIn continua sendo uma ferramenta essencial para o mercado de trabalho em constante evolução.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo