Quarta-feira, 17h30, CCBB (Rio de Janeiro) – Clube de Leitura: Lilia Schwarcz e Beatriz Resende discutem obras de Lima Barreto, história e oralidade, 2 estudiosas, crítica literária e curadora. Banco do Brasil Cultural Center. Importante evento literário sobre romances originais e vida social do Brasil. Biblioteca Nacional. #ContosCompletos #LinguagemOral #CronistaFantástico #17h30 #CCBBRio #LimaBarreto #LiteraturaBrasileira
Lima Barreto será o tema em discussão no Encontro Literário do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB RJ), na quarta-feira (8) às 17h30.
No encontro, escritores e amantes da literatura irão compartilhar suas impressões sobre a vida e obra de Lima Barreto, ressaltando a importância do legado deixado pelo renomado escritor brasileiro.
Explorando a obra de Lima Barreto com duas grandes estudiosas
A obra ‘Contos Completos‘ de Lima Barreto será minuciosamente analisada por duas renomadas pesquisadoras do escritor: a historiadora e ensaísta Lilia Schwarcz e a crítica literária, ensaísta e professora titular da Faculdade de Letras da UFRJ, Beatriz Resende.
Lilia Schwarcz, que em breve ocupará uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, é conhecida por sua habilidade em reunir e avaliar a produção literária de Lima Barreto. Ela destaca a importância dos contos do escritor, resgatados de suas obras originais e de manuscritos inéditos, que revelam a genialidade de sua escrita.
A influência da oralidade na obra de Lima Barreto
Uma característica marcante na escrita de Lima Barreto é o uso da linguagem oral, algo incomum para a época em que viveu. A historiadora Lilia Schwarcz ressalta a ousadia do autor ao incorporar elementos de oralidade em seus contos, romances e crônicas, antecipando movimentos literários futuros como o modernismo.
A crítica literária Beatriz Resende contextualiza a prosa de Lima Barreto, destacando a importância de seus romances e sua perspicácia ao explorar elementos culturais em sua obra. A leitura de Lima Barreto feita por Beatriz revela um escritor multifacetado, capaz de dialogar criticamente com sua época.
Desafios e genialidade de Lima Barreto
Lima Barreto, apesar de enfrentar obstáculos e preconceitos devido à sua condição racial, foi um cronista excepcional da vida social e cotidiana do Brasil. Sua genialidade é evidente nos escritos guardados na Biblioteca Nacional, que revelam a complexidade e originalidade de sua produção literária.
Tanto Lilia Schwarcz quanto Beatriz Resende tiveram contato direto com os originais de Lima Barreto, escritos em condições adversas durante sua internação. A coleta desses escritos revela as dificuldades e problemas enfrentados pelo escritor, que não o impediram de produzir obras marcantes para a literatura brasileira.
Clube de Leitura: uma aula imperdível sobre Lima Barreto
O Clube de Leitura dedicado a Lima Barreto promete ser uma experiência enriquecedora para os participantes. Além da análise aprofundada da obra do escritor, o público terá a oportunidade de apreciar a comédia satírica musical ‘Os bruzundangas’, baseada em um texto de Lima Barreto e em cartaz no CCBB RJ. Prepare-se para mergulhar no universo fascinante de um dos grandes escritores da literatura brasileira!
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo