Descrição compacta em português:
Aumento relacionado a rotação de cargos diretivos, exigindo profissionais preparados para desafios novos – demanda, impactos da crise norte-americana, eficiência, talentos preparados, cenários desafiadores, relevância ESG, C-Level, branding, crescimento, gestão de crises, customer experience, product marketing, machine learning, IA. Necessário reduzir custos, atualizações de serviço, formações online.
Empresas do Brasil estão em busca de C-Level. A procura por gerentes e diretores cresceu 77% no início de 2024, conforme revelado por uma pesquisa realizada pelo Grupo HUB.
A pesquisa de gestores e diretores revelou que a busca por C-Level está em alta, com um aumento significativo na demanda por esses profissionais. As empresas estão cada vez mais interessadas em encontrar os melhores talentos para ocupar essas posições-chave.
Busca C-Level: Procura Executivos e Pesquisa de Gestores
Destacam-se, nesse contexto, os setores de finanças, mineração, agronegócio e varejo e bens de consumo. Ao analisar setores específicos, Fernando Perroni, sócio do Grupo Hub, destaca que os segmentos de mineração e agronegócio estão em busca de profissionais com sólida expertise em economia global para compreender a extensão dos possíveis impactos da crise norte-americana no país. No varejo, a inovação é essencial para um setor em processo de recuperação, lidando com uma inadimplência significativa e um poder de compra da população reduzido. Enquanto isso, no setor financeiro, as empresas estão procurando por executivos para melhorar a eficiência de suas operações.
Demanda por Gerentes e Diretores: Impactos da Crise Norte-Americana
Empresas estão em busca de competências específicas, conforme aponta Fernando Guedes, sócio sênior do Grupo Hub. Essas tendências têm se confirmado desde o final de 2023. Com o PIB projetado ainda em desaceleração em comparação ao ano anterior, as organizações estão procurando por talentos mais preparados para enfrentar os desafios dos cenários econômicos desafiadores. Além disso, a crescente relevância da agenda ESG está impulsionando a demanda por profissionais capacitados para lidar com o tema.
Aptos a Falar de Propósitos: Reduzir Custos de Aquisição e Atualização de Serviço
Outro aspecto relevante dessa demanda, conforme Perroni, é o aumento da importância da agenda ESG, o que resultará na necessidade crescente de profissionais qualificados para lidar com o assunto. Ele ressalta também que, no atual cenário de mercado, os C-Levels devem não apenas compreender os negócios, mas também os propósitos por trás deles. A busca por serviços de C-Level as a service está em ascensão, visando reduzir os custos de contratação de um executivo em tempo integral.
Formações Online e Branding: Growth e Gestão de Crise
Guedes destaca a importância da preparação, mencionando que, atualmente, as empresas raramente abrem centenas de vagas, mas estão em busca de executivos de alto nível para impulsionar o negócio e superar desafios. Na área de Marketing, a constante atualização é fundamental, considerando o surgimento contínuo de novas ferramentas, conceitos e tendências. O MBA Mundo do Marketing surge como uma oportunidade única, oferecendo aulas online, algumas ao vivo, para facilitar a troca de experiências e conhecimentos em disciplinas essenciais para o mercado atual e futuro, como Branding, Growth, Gestão de Crise, Customer Experience, Product Marketing, Machine Learning e IA. Com professores executivos atuantes em suas respectivas áreas, a formação é certificada pela FACHA, instituição com reconhecimento no Rio de Janeiro, com 50 anos de história. O MBA Mundo do Marketing já está disponível no mercado, com diploma reconhecido e nota 5 pelo MEC.
Fonte: @ Mundo do Marketing
Comentários sobre este artigo