Boletos pagos até as 13h30 podem ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato com a instituição financeira. Novidades no processamento trarão vantagens para compradores.
A partir do dia de hoje, os boletos bancários terão um processo de compensação mais ágil. Os documentos de pagamento quitados até as 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, levando em consideração o acordo entre o credor e a instituição financeira responsável pela emissão do boleto. A novidade foi anunciada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Essa mudança irá trazer mais facilidade para quem precisa efetuar o pagamento dos seus boletos. Agora, os documentos de pagamento quitados até um horário específico terão a compensação realizada no mesmo dia. Isso representa uma importante inovação para simplificar a vida dos consumidores, tornando o processo de pagamento mais eficiente e prático.
Processamento de boletos bancários
O prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é definido pelas instituições bancárias como D+0 [zero]. Segundo a Febraban, o pagamento realizado após este horário continuará com a liquidação no próximo dia útil ou D+1, prazo no jargão bancário. Para a Febraban, a novidade faz parte de um projeto de modernização desta modalidade de pagamento e envolverá 136 instituições bancárias.
A expectativa do setor é que, inicialmente, cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1 para os pagamentos feitos após o horário limite. A medida terá impacto somente para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro no mesmo dia. Nada mudará para quem paga o boleto diretamente.
Modernização no pagamento de boletos
Mas, no caso do e-commerce a Febraban considera que a agilidade na liquidação do boleto trará vantagens ao comércio e aos compradores. Quanto ao e-commerce, por exemplo, ‘vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez’, afirmou o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.
A entidade prevê que, após a implantação da modernização e se as compensações no mesmo dia funcionarem sem nenhuma ocorrência técnica, a Febraban iniciará estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0, no mesmo dia de pagamento do boleto. Utilização – O boleto bancário é o quarto meio mais usado pelos brasileiros para pagamentos de contas de consumo no dia a dia.
Facilidade no processamento de documentos de pagamento
Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões. Superando os boletos, figuram como meios de pagamentos preferidos em 2023 o PIX (42 bilhões de transações), o cartão de crédito (17,8 bilhões de transações) e o cartão de débito (16,3 bilhões de transações). O boleto bancário é considerado também como uma forma eficiente de cobrança.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, basta ter uma conta bancária e contratar o serviço diretamente na instituição financeira onde tem a conta.
Facilidade de pagamento de boletos
O pagamento de boletos pode ser realizado pela conta bancária, online, via Internet Banking; app [aplicativo] por celular; terminal de autoatendimento e caixa eletrônico diretamente em agência bancária ou correspondentes bancários, como casas lotéricas, agências dos Correios e supermercados.
Desde 1994, o boleto bancário é um documento usado pelos bancos e seus clientes para recebimento de valores referentes a uma determinada venda de produto ou serviço, como no pagamento de escolas, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas e outros.
Desde 2018, entretanto, os boletos precisam ser, obrigatoriamente, registrados, ou seja, para emissão do boleto é necessário enviar a requisição ao banco.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo