Inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira iniciam em 27 de maio; provas em setembro. Alunos do 6º participam, escolas aptas à missão de transformação.
Em busca da participação de 1 milhão de estudantes, a Secretaria do Tesouro Nacional, junto com o Ministério da Educação e a B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), lança nesta segunda-feira (27) as inscrições para a 1ª Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef). O objetivo da competição é promover a importância da Educação Financeira entre os jovens, incentivando o aprendizado sobre planejamento financeiro e investimentos.
A 1ª Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef) é uma iniciativa inovadora que visa estimular o conhecimento sobre finanças pessoais e o mercado de capitais. Através desse projeto, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para uma vida financeira saudável, contribuindo para a disseminação da Educação Financeira em todo o país.
Educação Financeira: Inscrições e Participação
As inscrições para a olimpíada de Educação Financeira, destinadas às escolas, estão abertas até 9 de setembro, através do site oficial do evento. A prova está marcada para o dia 17 de setembro. A participação é voltada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio em todo o país. Mais de 91 mil escolas estão aptas a participar, envolvendo um total de 19,36 milhões de alunos.
Educação Financeira: Missão de Transformação
‘A nossa meta é ser a maior olimpíada de Educação Financeira do Brasil’, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, em entrevista ao g1. O objetivo é promover reflexão e debate, de maneira descontraída, sobre educação e planejamento financeiros entre os alunos de escolas públicas e privadas. A olimpíada representa uma missão de transformação, visando proporcionar acesso à educação financeira de qualidade a todos os estudantes.
Educação Financeira: Plataforma de Estudos e Prêmios
Os professores serão capacitados com materiais didáticos especializados por meio de uma plataforma online, enquanto os alunos terão acesso a conhecimentos financeiros práticos. Todos os participantes receberão certificados digitais, e os melhores desempenhos serão premiados com medalhas. As escolas públicas mais engajadas e com melhor desempenho médio serão agraciadas. A premiação inclui valores significativos para investimento nas instituições de ensino, visando melhorias estruturais e aquisição de equipamentos.
Educação Financeira: Premiação e Reconhecimento
As inscrições para concorrer aos prêmios serão realizadas posteriormente, ao longo do mês de junho. As escolas públicas mais destacadas de cada estado receberão um prêmio de R$ 100 mil para investir em melhorias locais. Os professores participantes também serão premiados, recebendo um valor para dividir entre eles e o diretor das escolas vencedoras. A premiação inclui valores expressivos para incentivar a promoção da educação financeira e o engajamento da comunidade escolar.
Educação Financeira: Inovação e Reconhecimento
O programa da olimpíada de Educação Financeira busca incentivar a inovação e o reconhecimento no campo financeiro. A banca avaliadora definirá os vencedores com base em critérios como o uso eficiente dos recursos recebidos anteriormente e o impacto na comunidade escolar. O secretário do Tesouro Nacional destaca a importância de iniciativas inovadoras, como o programa Tesouro Direto, que facilita a compra e venda de títulos públicos online, e outras ações para promover a educação financeira e o planejamento financeiro consciente.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo