Corpo celeste maior que 99% dos objetos próximos ao planeta, sem risco de colisão.
Um asteroide com 2,3 km de diâmetro — maior do que 99% de todos os objetos próximos à Terra conhecidos — está programado para passar próximo ao nosso planeta nesta quinta-feira (27). Apesar da classificação dos astrônomos, o asteroide (415029) 2011 UL21 não deve chegar tão perto assim.
Os corpos celestes sempre despertam curiosidade e admiração, e a passagem dessas rochas espaciais próximas à Terra nos lembra da vastidão e mistérios do universo. Mesmo com a imensidão do espaço, a presença de objetos espaciais como o asteroide (415029) 2011 UL21 nos faz refletir sobre nossa posição no cosmos.
Asteroide: Um Corpo Celeste Próximo à Terra
Mesmo em seu ponto mais próximo à Terra, o asteroide deve passar a uma distância cerca de 17 vezes maior do que a distância entre nosso planeta e a Lua (cerca de 6,5 milhões de quilômetros). O asteroide passa ‘próximo’ à Terra a cada período de 34 anos, já que os dois corpos celestes estão em ressonância 11:34 — o que significa que a cada 11 órbitas ao redor do Sol do asteroide, a Terra completa 34 órbitas.
Asteroide: Um Objeto Espacial Conhecido
O asteroide (415029) 2011 UL21 gira em torno do Sol em uma órbita fortemente inclinada, o que é incomum para objetos tão grandes, que costumam orbitar nossa estrela mais próximos a ela. Essa órbita inclinada, provavelmente, tem a ver com a influência da gravidade de Júpiter, que é um planeta grande. A influência gravitacional dele pode, inclusive, desviar asteroides na direção da Terra.
Asteroide: Um dos Corpos Celestes Mais Próximos
Dois asteroides na mesma semana: O (415029) 2011 UL21 não é o único asteroide que passará próximo ao nosso planeta nesta semana. O asteroide 2024 MK, que tem entre 120 e 260 metros, passará a apenas 290 mil km da Terra no sábado (29). O corpo celeste chegará mais perto do nosso planeta do que a Lua (que está a cerca de 384,4 mil km). Não há risco de colisão entre este asteroide e nosso planeta. No entanto, o fato de que ele foi descoberto apenas uma semana antes de sua passagem é um pouco preocupante.
Asteroide: Um dos Objetos Mais Próximos da Terra
Um asteroide do tamanho do 2024 MK causaria danos consideráveis caso viesse na nossa direção e, por isso, descobrir sua vinda alguns dias antes deixou a comunidade científica alerta para a necessidade constante de aprimorar as tecnologias capazes de detectar objetos próximos da Terra. O asteroide 2024 MK será observável no céu no sábado, com o auxílio de binóculos ou telescópio. Cientistas fazem descoberta ao abrirem amostra de asteroide.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo