Veja a polêmica conversa do árbitro de campo com a cabine no pênalti de Calegari que definiu o Fla-Flu.
A Confederação Brasileira de Futebol revelou no domingo à noite a revisão do VAR no controverso pênalti de Calegari em Bruno Henrique, que definiu o triunfo do Flamengo por 1 a 0 sobre o Fluminense no clássico no Maracanã.
A cobrança da penalidade foi decisiva para o resultado final do jogo, gerando intensa discussão sobre a marcação do pênalti e sua influência no desfecho da partida.
Discussão sobre a Marcação de Pênalti Calegari
Veja abaixo como foi o diálogo intenso entre o árbitro de campo, Rafael Klein, e os membros do VAR, Rodrigo Guarizo e Alberto Masseira, a respeito da marcação do pênalti em questão. Guarizo, de forma polêmica, destaca a necessidade de uma câmera alta para analisar se o braço teve impacto no jogador durante a disputa. Ele enfatiza a importância de verificar se o contato influenciou na jogada, já que foi uma disputa acirrada. A bola quica, gerando a disputa entre os jogadores, e o jogador de branco tenta se posicionar à frente, desequilibrando-se sozinho.
Masseira entra na discussão, observando que o jogador de branco foi o primeiro a usar o braço no jogador de vermelho, seguido pela ação do jogador vermelho. Guarizo continua sua análise, apontando que, ao perder o tempo da bola, o jogador desequilibrou-se, resultando em uma situação em que a posse da bola seria do jogador vermelho. A queda do jogador de branco acaba por calçar o adversário, resultando na infração e, consequentemente, na marcação do pênalti.
Masseira acrescenta que o jogador tentou chutar a bola com a perna direita, perdendo o equilíbrio e caindo em seguida. Guarizo argumenta que se tratava de uma disputa por espaço, sem a ocorrência de falta. Klein, após ouvir atentamente a discussão, confirma a decisão de marcar o pênalti, encerrando a análise do lance em questão.
Além disso, o Flamengo também teve sua parcela de reclamações, especialmente em relação a um pênalti não marcado envolvendo Ganso e David Luiz no final do primeiro tempo. No entanto, a CBF optou por não divulgar os detalhes da análise desse lance, deixando a polêmica em aberto. A marcação de pênalti, seja ela confirmada ou contestada, continua sendo um dos elementos mais discutidos e analisados no futebol atual.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo