Brasil busca tetra na edição 2024 em corrida pela hegemonia com Argentina. Semifinais transmitidas ao vivo pela ESPN. Líderes serão Peñarol, River Plate e Estudiantes. Times brasileiros em sequência.
O futebol brasileiro tem se destacado nas últimas edições da Libertadores, garantindo o título de campeão consecutivamente nos últimos anos. Essa supremacia no cenário sul-americano demonstra o alto nível das equipes do país e a sua força no torneio de clubes da América.
A Libertadores é considerada o mais importante torneio de clubes da América, reunindo os melhores times do continente em busca da glória e do reconhecimento internacional. A competição acirrada e cheia de emoções tem proporcionado aos fãs do futebol momentos inesquecíveis e jogos memoráveis.
Libertadores: A busca pelo tetra brasileiro na edição 2024
Na edição 2024, além da ampliação dessa marca, existe a chance de um feito inédito para o país. Flamengo, Grêmio, São Paulo e Palmeiras (junto com o Santos, fora dessa edição) são os brasileiros com mais títulos no torneio, com três conquistas cada.
Assim, está aberta a corrida para descobrir quem será o primeiro tetra brasileiro da Libertadores, que terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+. De todos, quem esteve mais perto foi o Tricolor paulista. Primeiro tricampeão, mas sem erguer a taça desde 2005, o São Paulo bateu na trave pelo tetra em 2006, quando perdeu a decisão para o Internacional.
Depois disso, foi às semifinais de 2010 e 2016, mas parou no meio do caminho. Os demais não conseguiram retornar à final depois do tri, conquistado em 2017 (Grêmio), 2021 (Palmeiras) e 2022 (Flamengo).
O máximo foi chegar às semifinais, como fez o São Paulo. Se o título acabar com um desses times, será a primeira vez que o Brasil terá uma equipe quatro vezes campeã da Libertadores. Quem lidera o ranking dos maiores vencedores do torneio é o Independiente, com sete taças, seguido pelo Boca Juniors, com seis.
A dupla, porém, está de fora do torneio em 2024. Pentacampeão, o Peñarol é o time com mais títulos na edição atual da competição, seguido pela dupla River Plate e Estudiantes, ambos com quatro troféus.
O Brasil em busca do tetra na Libertadores
Com cinco títulos seguidos, o Brasil se isolou como país com mais taças seguidas na história da Libertadores. Ainda assim, está longe de ter a maior sequência se contarmos outros continentes. Já deixando para trás África e Ásia, ambos com três conquistas seguidas de Camarões e Coreia do Sul, respectivamente, os times brasileiros poderão repetir o feito da Inglaterra entre 1977 e 1982 com seis conquistas da Champions League. A maior hegemonia, porém, é bem difícil de ser alcançada.
Entre 2006 e 2021, o México conquistou incríveis 16 títulos da Champions da Concacaf, sendo interrompido apenas pelo Seattle Sounders.
Seria possível os brasileiros superarem essa marca?
As maiores hegemonias de todos os continentes
- América do Norte e Central: México (16 vezes entre 2006 e 2021)
- Oceania: Nova Zelândia (8 vezes entre 2011 e 2018)
- Europa: Inglaterra (6 vezes entre 1977 e 1982)
- América do Sul: Brasil (5 vezes entre 2019 e 2023)
- África: Camarões (3 vezes entre 1978 e 1980)
- Ásia: Coreia do Sul (3 vezes entre 1995 e 1997/98)
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo